Bauru e grande região

Regional

Dia de Nossa Senhora Aparecida: região faz procissão fluvial

Celebrações em homenagem à padroeira também incluem quermesse, shows musicais e missas

por Lilian Grasiela

10/10/2019 - 05h34

Divulgação

Brotas: após procissão fluvial, tem missa campal no Parque dos Saltos

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado neste sábado (12), será celebrado com Procissões Fluviais em Brotas, Iacanga e Boraceia. A programação em homenagem à santa padroeira do Brasil também inclui quermesse, missas e shows musicais em cidades como Jaú e Agudos (leia mais abaixo).

Em Brotas, por volta das 9h de sábado (12), a imagem de Aparecida sairá do Caju e descerá o Rio Jacaré-Pepira em um barco, especialmente decorado para ocasião, acompanhado de embarcações de pescadores, que também levam fiéis.

Botes infláveis pilotados por monitores de rafting, uma das atividades que mais atrai turistas para Brotas, escoltam a procissão. Cerca de 500 metros abaixo, na altura da ponte sobre o rio, todos desembarcam e encontram mais devotos.

Neste ano, o encontro é organizada pelas paróquias Nossa Senhora das Dores e São Francisco de Assis e contará com a presença do bispo Dom Paulo Cezar Costa. A procissão segue a pé pelo Parque dos Saltos, até a Casa das Máquinas, onde será celebrada missa campal.

Em Iacanga, a 3ª edição da Procissão Fluvial de Nossa Senhora Aparecida também terá início às 9h, na Praia das Palmeiras. De acordo com a coordenadora de Cultura, Sueli Camargo, a imagem da santa sairá de barco do Ribeirão Claro, retornando por volta das 9h30.

Assim que as embarcações chegarem da procissão, haverá benção e missa campal com queima de fogos. Ao término da celebração, a festa terá sequência com shows sertanejos com as duplas Mateus & Belini e José Vitor & Luiz, feira de artesanato e praça de alimentação com renda revertida para a Apae da cidade.

Em Boraceia, a 3° Procissão e Bênção Sobre as Águas do Rio Tietê está programada para começar às 9h, na balsa que liga a cidade à Itapuí. A imagem de Nossa Senhora Aparecida sairá da margem do rio, onde será feita a bênção das águas e embarcações. Às 9h30, haverá missa em louvor à padroeira, seguida de carreata até a Igreja Matriz.

FESTA DE APARECIDA EM JAÚ

Em Jaú, as festividades em homenagem à padroeira do Brasil, organizadas pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica na rua Sampaio Bueno, 899, na Vila Nova Jaú, começaram nesta quarta-feira (9), com missa. Todos os dias, às 19h, até sábado (12), haverá celebração em louvor à santa.

Após as missas, nos dias 10 (quinta-feira), 11 (sexta-feira) e 12 (sábado), será realizada quermesse. A programação musical nesses três dias ficará por conta, respectivamente, das bandas Conecshow Musical e Rockmizado e da dupla Estevam e Ricardo.

No Dia de Nossa Senhora Aparecida, além da missa às 19h, a programação religiosa contará com santo terço às 7h30, 10h30, 14h30 e 17h30; missas às 8h (com bênção e venda do bolo da padroeira), às 11h e às 15h (missa com enfermos) e procissão às 18h.

Momento Mariano

Pastoral da Comunicação (PasCom)/Divulgação

Fiéis lotaram matriz em anos anteriores do Momento Mariano

A Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realiza neste sábado (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, às 11h, na Igreja Matriz, a terceira edição do Momento Mariano. Durante a celebração, que contará com oração e reflexão, os fiéis poderão acompanhar a devoção a Nossa Senhora, relembrando o exemplo de Maria como serva fiel a Deus. A Igreja também fará uma homenagem às crianças, cujo dia também é lembrado no sábado. A Matriz fica na Avenida Benedito Otoni, 582, Centro. Informações pelo telefone (14) 3262-1237.

Ler matéria completa