Bauru e grande região

Regional

Novembro Azul terá 'pré-natal' do homem

Ações de saúde serão realizadas em todas as unidades básicas do município

08/11/2019 - 06h00

Prefeitura de Botucatu

Campanha alerta sobre importância da prevenção e diagnóstico

Botucatu - Durante todo este mês de novembro, a Prefeitura de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) fará diversas ações gratuitas alusivas à campanha "Novembro Azul" nas unidades básicas e serviços de saúde da cidade com o objetivo de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, entre elas o câncer de próstata. 

As atividades incluem consultas; exames físicos e laboratoriais, como ultrassonografias; orientações sobre saúde sexual e reprodutiva; apoio à paternidade (pré-natal do homem); prevenção à violência e acidentes; medição de pressão arterial, teste de diabetes e dicas sobre prevenção às DSTs, alimentação saudável e combate ao tabagismo e ao alcoolismo.

"O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Este é o câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele", ressalta o secretário municipal de Saúde, André Spadaro. "Embora seja uma doença comum, por medo, vergonha, preconceito ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. As ações da saúde buscam justamente mudar isso".

Ler matéria completa