Bauru e grande região

Regional

Lins: sucatas viram brinquedos

Exposição lúdica mostra como os produtos recicláveis são uma alternativa e inspiração para o desenvolvimento infantil

01/12/2019 - 04h07

Lins - Alunos do curso de pedagogia construíram diversos brinquedos para bebês e crianças bem pequenas, com aproveitamento de sucatas, tecidos e outros materiais, em Lins (102 quilômetros de Bauru).

As criações são frutos de uma produção para a disciplina de fundamentos de educação infantil e metodologia de educação infantil, da professora doutora Denise Rocha Pereira, do Unisalesiano de Lins.

Já pelo terceiro ano, os alunos produzem propostas diversificadas com o objetivo de construir objetos, jogos, caixas temáticas (informática, circo, faz de conta, elementos naturais, tapetes, caixas sensoriais ou painéis (sonoros e sensoriais), que desafiem a criança a desenvolver sua coordenação viso motora, raciocínio lógico matemático, desenvolvimento de noções espaciais e temporais, seriação, classificação, o jogo de faz de conta, a exploração dos sons, cores, números e contagens, formas, sensações e a linguagem por meio do brincar. Os brinquedos podem alternativas ao não consumismo e à criatividade, possibilitando à criança e a adultos a oportunidade de construir e não a comprar brinquedos. Os brinquedos foram pesquisados, construídos, analisados por diferentes critérios e expostos no Unisalesiano e também no Paço Municipal de Lins. A exposição na prefeitura segue nas próximas semanas. Todos os brinquedos construídos serão doados a instituições de educação infantil do município e região.

Ler matéria completa