Bauru e grande região

Regional

Fundação Casa faz lançamento de foguetes em Botucatu

Oficina experimental foi conduzida por professor do Colégio Embraer

15/01/2020 - 04h44

Fundação Casa/Divulgação

O lançamento de foguetes integra a programação de férias

Botucatu - Nove jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação Casa de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) participaram nesta terça-feira (14) de uma atividade experimental de lançamento de foguetes como parte da programação de férias da unidade.

O professor de física do Colégio Embraer Pedro César Fortes, que conduziu a atividade e orientou os adolescentes sobre a montagem dos foguetes, utilizando materiais recicláveis como garrafas PET e papelão, explicou quais fenômenos físico-químicos influenciam no lançamento, como a gravidade.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Casa Botucatu, Mirian de Francisco Molina, para tornar tudo ainda mais interessante, foi realizado um pequeno desafio. "Os jovens foram separados em três equipes para poderem testar o que aprenderam durante a parte teórica", declarou.

Kits de Programação

Além dessa atividade, o Centro da Fundação Casa de Botucatu conseguiu, por meio de uma articulação com a Associação Fraternal Pelicano (Afrape), juntamente com o Instituto Embraer, o empréstimo de oito kits de robótica que utilizam a plataforma de computação Arduino.

Os kits, do modelo Julieta, serão utilizados como uma forma de ampliar o conhecimento dos jovens que participam das oficinas do Lego Robótica.

De acordo com o diretor do centro socioeducativo, Evandro Oliveira, o empréstimo se deu em razão do resultado do centro no Torneio de Robótica do ano passado.

"Além dos kits, recebemos ainda a doação de mais dois tapetes para utilizarmos com os kits de Lego. Nosso objetivo é continuar oferecendo para os adolescentes a oportunidade de ampliarem seu conhecimento de mundo", ressaltou o diretor.

Ler matéria completa