Bauru e grande região

Regional

Botucatu faz bloqueio educativo contra coronavírus em avenidas e rodovias

Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, com apoio da PM, atuam medindo temperatura em pessoas que chegam à cidade e orientando cuidados sobre a pandemia da Covid-19

por Bruno Freitas

23/03/2020 - 14h16

Mário Pardini/Prefeitura de Botucatu

Agente da GCM aferindo temperatura em motorista

A Prefeitura de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) realiza, desde sexta-feira (20), uma operação pioneira na região, no enfrentamento à pandemia do coronavírus, parando veículos com placas de fora da cidade para medir a temperatura das pessoas e promovendo orientações. A medida é realizada em avenidas e rodovias de acesso ao município, por agentes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Polícia Militar.

Além de aferir a temperatura de ocupantes de carros, motos e coletivos, os profissionais orientam sobre riscos da doença e a necessidade de cumprir quarentena em casa. Até o momento, nenhuma pessoa foi detectada com febre. A operação será realizada por tempo indeterminado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Lucas Trombaco, o trabalho desenvolvido não objetiva qualquer proibição ou aplicação de multa, mas sim orientação sobre o enfrentamento a Covid-19.

"Estamos fazendo bloqueio educativo, em veículos de fora da cidade, para saber os motivos pelos quais as pessoas estão vindo para Botucatu, além de medir a temperatura de cada uma delas. Se alguém estiver febril na abordagem, vamos recomendar a procurar nossas unidades de saúde. Estamos recomendando que pessoas fiquem em casa, principalmente idosos", reitera o coordenador.

Lucas Trombaco informa ainda que Botucatu tem uma Central do Coronavírus, onde os munícipes podem tirar dúvidas sobre a doença e seus sintomas, pelo telefone (14) 3811-1519.

Ler matéria completa