Bauru e grande região

Regional

Vacina da gripe acaba no 1º dia

Situação ocorreu em pelo menos oito municípios da região, que suspenderam a campanha até a chegada de novos lotes

por Lilian Grasiela

24/03/2020 - 06h00

Prefeitura de Iacanga

Iacanga: vacina foi aplicada no ginásio de esportes do Loteamento

Em muitas cidades da região, as doses da vacina contra a gripe terminaram nesta segunda-feira (23), dia em que teve início a primeira etapa da campanha de vacinação, que tem como público-alvo trabalhadores da área da saúde e idosos. A orientação das prefeituras é para que a população aguarde informações sobre a chegada de novos lotes antes de procurar os postos de vacinação.

Levantamento feito pelo JC revela que não há mais doses da vacina contra a gripe em municípios como Boraceia, Lençóis Paulista, Marília, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itápolis, Iacanga e Jaú. O Ministério da Saúde é o responsável por enviar as doses aos estados, que fazem a distribuição para os municípios.

A Prefeitura de Iacanga informou que novas doses devem chegar ainda nesta semana. "Em virtude do grande público idoso e de profissionais da saúde que procurou as tendas de vacinação contra a gripe influenza, todas as doses destinadas pelo Ministério da Saúde para Iacanga estão esgotadas", disse.

O município revela que recebeu 500 doses para o início desta primeira etapa da campanha. "A Secretaria de Saúde de Iacanga já entrou em contado com o GVE Bauru - órgão responsável pela distribuição das vacinas - para solicitar novos lotes. A previsão para nova entrega é ainda nesta semana", declarou.

Em Mineiros do Tietê, que também recebeu 500 doses, as vacinas esgotaram em menos de três horas. Em Boraceia, as 200 doses recebidas também acabaram nas primeiras horas. "Comunicamos que assim que as novas doses forem disponibilizadas, o aviso será feito pela páginas oficiais da prefeitura", disse a prefeitura em nota.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Barra Bonita, as 1.800 doses enviadas pelo Ministério da Saúde acabaram por volta das 15h. "Pessoas que nunca vacinaram vieram tomar a dose da vacina, o que é bom", afirmou o secretário de saúde, Nilson Ereno. Em Jaú, foram aplicadas ontem todas as 7.400 doses recebidas. Em Marília, foram aplicadas 12.400 doses somente em um dia.

Em Lençóis Paulista, a vacinação foi suspensa até a chegada de novas doses. "A Prefeitura pede que a população permaneça em casa e fique atenta a novas informações sobre a campanha, nos canais oficiais, como site e página do facebook", orientou o município em nota.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, na área de abrangência do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6), que inclui 68 cidades, o público-alvo que deve ser imunizado até o final da campanha está estimado em 668.378 pessoas. Deste total, 57.685 são trabalhadores da saúde e 213.767 são idosos.

 

Região terá ação contra aglomeração

Para evitar aglomerações e reforçar as ações já adotadas visando conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), cidades da região estão recorrendo a estratégias durante a campanha de vacinação contra a gripe. Em Agudos, a partir desta terça (24), a prefeitura vacinará em casa os idosos - que fazem parte do grupo de risco - para evitar que eles fiquem expostos ao vírus no deslocamento e permanência nos postos de vacinação Até esta segunda (23), estavam sendo imunizados, também em suas casas, os idosos de Agudos acamados ou com pouco mobilidade.

Em Lençóis, assim que as novas doses de vacina chegarem e a campanha for retomada, além das unidades de saúde, escolas, creches e o ginásio de esportes Tonicão funcionarão como pontos de vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Em Botucatu, a prefeitura também levará a campanha para escolas e postos volantes. "Na quarta-feira (25), ao definirmos todos os detalhes da logística da Campanha, informaremos os postos de vacinação", disse André Spadaro, secretário municipal de Saúde. 

Ler matéria completa