Bauru e grande região

Regional

Prefeituras fazem bloqueio nos acessos para medir temperatura

Iniciativa foi adotada em Botucatu e Boraceia para conter avanço do coronavírus

por Lilian Grasiela e Bruno Freitas

24/03/2020 - 06h00

Mário Pardini/Prefeitura de Botucatu

Equipes da PM apoiaram operação de bloqueio em avenida de Botucatu

As Prefeituras de Botucatu e Boraceia estão realizando bloqueios educativos contra o novo coronavírus nas entradas das cidades e medindo a temperatura de motoristas e passageiros de veículos com placas de fora do município como forma de ampliar as ações de enfrentamento à doença.

Em Botucatu, a operação pioneira na região teve início na última sexta-feira (20). Agentes da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM), com o apoio da Polícia Militar (PM), estão parando veículos com placas de fora da cidade em avenidas e rodovias de acesso ao município.

Além de aferir a temperatura de ocupantes de carros, motos e coletivos, os agentes orientam sobre os riscos da doença e a necessidade de cumprir quarentena em casa. Até ontem, nenhuma pessoa havia sido detectada com febre. A operação seguirá por tempo indeterminado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Lucas Trombaco, o trabalho desenvolvido não objetiva qualquer proibição ou aplicação de multa, somente orientação sobre o enfrentamento à Covid-19.

Botucatu tem uma Central do Coronavírus, onde os munícipes podem tirar dúvidas sobre a doença e seus sintomas pelo telefone (14) 3811-1519.

Em Boraceia, por meio de decreto publicado na segunda (23), a prefeitura informou que realizará "bloqueios sanitários" com o uso de termômetros, a partir desta terça-feira (24), das 6h às 18h, nos principais trevos de acesso ao município. As ações ocorrerão no trevo principal da rodovia César Augusto Sgaviolli (SP-261); no trevo de acesso ao Jardim Paraíso "Trevo das Indústrias", também na SP-261; e na vicinal Joaquim Luiz Nunes, no embarque e desembarque da balsa Itapuí-Boraceia. A prefeitura anunciou que, por decisão da Capitania dos Portos de Barra Bonita, o funcionamento da balsa Itapuí-Boraceia deixará de ser de meia em meia hora e passará a ser de hora em hora.

Ler matéria completa