Bauru e grande região

 
Regional

Pederneiras completa 129 anos e destaca conquistas na Saúde

Prefeito avalia que o momento é de cautela e que vem tentando encontrar ponto de equilíbrio que priorize a saúde e a economia

por Lilian Grasiela

22/05/2020 - 05h32

Prefeitura de Pederneiras

A cidade de Pederneiras completa nesta sexta-feira 129 anos

Pederneiras - Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) completa nesta sexta-feira (22) 129 anos. Em meio à pandemia da Covid-19 e às regras da quarentena, eventos tradicionais em comemoração ao aniversário da cidade, como a Feira das Nações e o Desfile Cívico, não poderão ocorrer. Segundo o prefeito Vicente Minguili, apesar do momento de cautela, conquistas merecem ser comemoradas, como o fortalecimento da estrutura de saúde e o investimento em obras de infraestrutura, como as de prevenção às enchentes.

Seguindo uma tradição de anos anteriores, hoje, moradores de Pederneiras e dos Distritos de Vanglória, Santelmo e Guaianás receberão em suas casas uma prestação de contas das realizações de 2019. "É uma forma de manter a população informada sobre todos investimentos, receitas, despesas, obras, programas, serviços, enfim, tudo o que foi feito na cidade com o dinheiro público", explica o prefeito.

De acordo com Minguili, governar a cidade num momento como este tem sido um desafio. "É um sentimento atípico esse momento que nós estamos enfrentando. A gente gostaria de estar com a população, em festa, tendo o Desfile Cívico, a Feira das Nações", declara. "Mas a gente tem que ter a consciência de que precisamos estar unidos para que possamos sair o quanto antes dessa situação da Covid".

Ele conta que vem tentando buscar um ponto de equilíbrio que leve em conta o respeito às orientações das autoridades de saúde e as questões econômicas. "A gente precisa preservar vidas e trabalhar para ter o menor número de casos da doença na nossa cidade, mas nós também temos a preocupação com a área econômica", ressalta. "E nós temos que encontrar um ponto de equilíbrio nessa situação".

SAÚDE

Para o prefeito, uma das áreas que merece ser comemorada em Pederneiras é a saúde. "No final do ano passado, a gente conseguiu a nossa UCI, com todos os equipamentos de uma UTI, e, principalmente, os respiradores, que são de extrema importância neste momento", diz. "Conseguimos ampliar o número de respiradores neste ano e um aparelho de tomografia, imprescindível para fazer o diagnóstico de pacientes com Covid".

Ele também destaca que, graças a um planejamento feito em 2019, a prefeitura conseguiu ampliar unidades de saúde e escolas, investir em infra-estrutura e manter em dia suas obrigações, como folha de pagamento dos servidores e serviços essenciais. "Este momento não é de se planejar futuras obras ainda. É um cenário de cautela. Temos que aguardar e sair o quanto antes disso, se recuperar economicamente e voltar a transformar nosso planejamento em ação".

Missa online

A tradicional "Missa do Município", realizada todos os anos pela Paróquia São Sebastião na Igreja Matriz em comemoração ao aniversário de Pederneiras, será transmitida nesta sexta-feira (22), às 19h30, por meio de live no Facebook da Paróquia, como forma de manter o isolamento social e evitar as aglomerações diante da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O link para acesso é o https://www.facebook.com/Paróquia-São-Sebastião-de-Pederneiras-SP-323637271439582/

Prefeitura conclui novas bacias de contenção no Córrego do Monjolo

Prefeitura de Pederneiras

Bacias de contenção ajudarão a reduzir o risco de enchentes

A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Trânsito de Pederneiras concluiu a construção de duas novas bacias de contenção na parte alta do Córrego do Monjolo, no Jardim Topázio. As duas obras, avaliadas em quase R$ 800 mil, foram planejadas para conter parte da chuva e minimizar o volume e força da água que chega na parte baixa do córrego, nas proximidades das ruas Nove de Julho e Belmiro Pereira com a Capitão Joaquim Barreto.

No local, o Monjolo comumente transborda em dias de chuva forte, causando prejuízos aos moradores ribeirinhos. Segundo os cálculos da Secretaria de Obras, as bacias aliviarão em 30% o volume de água que corre para a parte baixa do córrego nos momentos de chuva intensa.

"Essas duas obras, somadas a outras ações e obras que executamos ao longo dos anos, como construção de praças com piso 100% drenante e alargamento e aprofundamento do córrego, juntas, afastarão os riscos históricos de alagamento em dias de chuva forte", afirma o prefeito Vicente Minguili.

Ler matéria completa