Bauru e grande região

 
Regional

Robô que irá triplicar testes de Covid chega ao HC de Botucatu

Equipamento foi doado ao hospital pela empresa Caio, por intermédio da prefeitura

por Lilian Grasiela

05/07/2020 - 16h20

Prefeitura de Botucatu

HC anunciou que, com nova tecnologia, poderá realizar testes em casos suspeitos de Covid de toda região

O Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu neste final de semana o robô extrator de DNA que ajudará a unidade a triplicar sua capacidade de realização de testes diagnósticos para a Covid-19.

A doação do moderno aparelho, avaliado em R$ 293 mil, foi intermediada pela Prefeitura de Botucatu junto ao Grupo Ruas, proprietário da encarroçadora de ônibus Caio Induscar.

"A mesma rotina de 96 testes que, hoje, demora 3h30, poderá ser rodada em uma hora, ou seja, no tempo que hoje fazemos uma rotina iremos fazer 3 rotinas", contou a professora Rejane Maria Tommasini Grotto, responsável pelo Laboratório.

De acordo com o prefeito de Botucatu, Mário Pardini, a expectativa é de que a capacidade diária de testes realizados pelo Hemocentro do HC seja triplicada com o novo equipamento, podendo chegar a quase 1 mil exames.

"Essa é mais uma conquista para que Botucatu continue sendo referência no diagnóstico, tratamento e isolamento precoces, protocolo que protege a população e salva vidas", declarou.

Testes na região

O HC anunciou que, com a nova tecnologia, poderá realizar testes em casos suspeitos de Covid de toda região, permitindo diagnóstico e tratamento precoces, o que poderá resultar na redução da necessidade de utilização de leitos de UTI.

Ler matéria completa