Bauru e grande região

 
Regional

Projeto 'Jovem em Cena' inicia atividades em Lençóis

Neste primeiro momento, o curso está sendo realizado de forma virtual

15/07/2020 - 05h00

Divulgação

Projeto abordará temas como práticas de atuação, figurino, direção teatral, cenografia, iluminação, dramaturgia, clown e expressão vocal

Um dos destaques da cena cultural de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) e região, com foco na formação artística teatral para jovens de 13 a 18 anos matriculados nos ensinos fundamental e médio, o projeto "Jovem em Cena", que estava previsto para começar em março, teve de ser adiado por conta da pandemia da Covid-19 e, nesta terça-feira (14), retomou suas atividades de forma virtual.

Com o decreto de quarentena publicado no dia 16 de março pelo governo do estado, que ordenou o fechamento de todos os equipamentos culturais em razão do novo coronavírus, alunos, professores e organizadores do projeto não puderam realizar nem o primeiro encontro para definir a retomada das atividades no município.

"Em um primeiro momento, tivemos que aguardar os desdobramentos da quarentena e da evolução da pandemia. Como é um momento ímpar na vida de todos, precisamos reunir a equipe virtualmente várias vezes, estudar novas ferramentas pedagógicas e criar uma metodologia nova", conta Roberto Limberger, coordenador do projeto.

O projeto foi retomado ontem por meio de plataformas gratuitas. "Ao transpor parte das oficinas presenciais para o virtual, tivemos o cuidado de realizar atividades com menor carga horária, diluindo o conteúdo ao longo de várias semanas", explica o arte-educador Guga Cacilhas. "Assim, não comprometemos o tempo que os jovens dedicam ao estudo regular, que também está se reinventando nesse momento".

NOVO MODELO

No modelo virtual, e também caso ocorra o retorno das atividades presenciais, o 'Jovem em Cena' permitirá a participação de todos os inscritos, e não apenas dos 60 selecionados. Caso os jovens não possam seguir durante todo o curso, eles receberão um certificado, mesmo que cumpram apenas a etapa virtual. "Nosso cronograma virtual segue até janeiro de 2021, podendo ser interrompido se houver a possibilidade de realização de encontros presenciais", conta Guga.Após a etapa online, o projeto terá encontros no município e produzirá dois espetáculos, com textos e interpretação dos jovens participantes, que serão exibidos gratuitamente ao público, em evento ainda sem data definida. Realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, com patrocínio da Lwart Lubrificantes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o "Jovem em Cena" abordará inúmeros temas com professores especializados, como práticas de atuação, figurino, cenografia, iluminação, dramaturgia, clown, expressão vocal e direção teatral.

Para Laura Camara, gerente de RH, Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Lubrificantes, a retomada do projeto não poderia vir em melhor hora. "A pandemia, certamente, trouxe restrições mas, com criatividade e adaptação, podemos continuar desenvolvendo o cenário cultural da região e o aprendizado dos jovens", declara.

Ler matéria completa