Bauru e grande região

Regional

Barragem no Pardo começa com detonação

Além de placas, sinais sonoros alertarão sobre as explosões de rochas

21/01/2021 - 05h00

Prefeitura de Botucatu

A Barragem do Rio Pardo irá garantir o abastecimento de água em Botucatu por pelo menos seis décadas

Botucatu - Nesta quinta-feira (21), a obra de construção da Barragem do Rio Pardo, em Botucatu (100 quilômetros de Bauru), passa para uma nova fase com o primeiro desmonte de rochas com o uso de explosivos. Os serviços serão realizados atendendo às normas e parâmetros de segurança do Plano de Detonação da obra.

Segundo a prefeitura, as detonações ocorrerão diariamente, entre janeiro e abril de 2021. A primeira delas, hoje, será às 17h. Além da placa existente na entrada da obra, outras serão instaladas nas proximidades e atualizadas com data e horário das próximas detonações.

A medida visa alertar moradores e visitantes da região quanto aos efeitos da explosão, como vibrações do solo e de estruturas, desconforto sonoro e dissipação de poeira pelo ar. Além disso, de acordo com o município, avisos sonoros serão dados por meio de sirenes.

"Faltando 10 minutos para a detonação, tocará um alarme de 30 segundos. Com 1 minuto antes da detonação, tocará outro alarme de 60 segundos. Após a detonação, tocará um terceiro alarme, de 10 segundos, indicando o fim da explosão no dia", explica em nota.

A Barragem do Rio Pardo faz parte de um projeto de "segurança hídrica" que irá garantir ao município o abastecimento de água para cidadãos e empresas por pelo menos seis décadas.

Ler matéria completa