Bauru e grande região

Regional

Marília começa a vacinar profissionais de saúde amanhã

Município havia iniciado imunização na Famema e agora segue para outras equipes

por Lilian Grasiela

21/01/2021 - 05h00

Prefeitura de Marília

Secretário de Saúde Cássio Luiz Pinto Júnior recebeu as 5 mil doses

Marília - Após chegada do segundo lote da Coronavac à Marília (100 quilômetros de Bauru), na noite desta terça-feira (19), com 5 mil doses da vacina, a prefeitura anunciou que irá antecipar de segunda-feira (25) para sexta-feira (22) o início da vacinação nos profissionais da saúde que atuam nos hospitais e postos de saúde da cidade. Nesta quarta (20), o município iniciou a separação das doses e a elaboração do programa de logística para a imunização.

O programa "Imuniza Marília" será lançado após detalhamento do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, marcado para às 9h, em unidade de saúde a ser divulgada. A cidade foi uma das primeiras a receber doses da vacina do Instituto Butantan, na terça-feira (19). Porém, as 2.680 doses iniciais foram destinadas apenas a profissionais de saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC Famema).

A partir de sexta, segundo o prefeito Daniel Alonso, as novas doses recebidas pela Secretaria Municipal da Saúde serão usadas para imunizar profissionais da linha de frente de atendimento à Covid-19. O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, ressaltou que as datas previstas para a vacinação dos demais grupos prioritários definidos pelo estado dependem da chegada de novos lotes de vacina para serem cumpridas.

Marília conta atualmente com 67 salas de vacinas cadastradas, sendo cinco privadas e 62 públicas. Destas 62 unidades públicas que realizam vacinação, 50 delas estão na atenção primária à saúde. O Plano Municipal prevê a aquisição, pelo município, dos seguintes insumos: 500.000 unidades de bandagem e 30 caixas térmicas poliuretano. Já os insumos que devem ser disponibilizados pelo estado à cidade são 244.000 seringas e 244.000 agulhas.

Ler matéria completa