Bauru e grande região

Regional

Avaí terá Dia do Índio virtual

Aldeias Kopenoti e Tereguá farão apresentações de danças das culturas Terena e Guarani, com transmissão pela Internet

por Lilian Grasiela

14/04/2021 - 05h00

EEI Aldeia Tereguá

Apresentação da dança Mboraí Guarani na aldeia Tereguá em Avaí

Avaí - Em razão da pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, a Terra Indígena de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), não poderá receber as tradicionais visitas de estudantes da cidade e região no Dia do índio, comemorado na próxima segunda-feira (19). Apesar das restrições, lideranças indígenas estão se organizando para celebrar internamente a data e transmitir as apresentações culturais ao vivo pela Internet.

Na aldeia Kopenoti, segundo o cacique Chicão Terena, a partir das 9h30, haverá apresentação de danças e cânticos Terenas. "Será apenas para a comunidade e respeitando o distanciamento social. Inclusive, os indígenas que vão dançar vão estar a caráter, porém, de máscara. A gente tem como objetivo mandar uma mensagem para a sociedade no sentido de reforçar o uso da máscara não só fora da aldeia, mas dentro da aldeia também", diz.

O cacique explica que as apresentações serão transmitidas ao vivo pelo Facebook "Araci Cultura Indígena". "Será uma aula de cultura Terena, em pleno século 21, em novo formato", resume. "Há um interesse muito grande das escolas em conhecer nossa aldeia, visitar, conhecer a cultura, a dança, o idioma, a tradição do povo nosso. E estamos vivendo um momento muito atípico. É interessante não deixar passar em branco esse dia para que se dê o valor que tem a questão indígena para a sociedade".

Na aldeia Tereguá, as comemorações serão restritas a alguns convidados. A programação terá início às 9h com café da manhã tradicional indígena. Às 9h30, autoridades indígenas abrirão oficialmente o evento. Às 10h, serão apresentadas danças Guarani Nhandewa e Terena e, às 11h, haverá exibição dos documentários Sementes da Terra e Caminhos do Interior. Ao meio-dia, os participantes farão uma pausa para o almoço.

As atividades seguem a partir das 14h, com a realização dos Jogos Indígenas e disputas de arco e flecha, zarabatana, cabo de guerra e corrida de toras, todas nas categorias masculino e feminino. A programação inclui, ainda, partida de futebol entre casados e solteiros, desfile "Miss e Mister Pandemia" e encerramento às 18h com fogos. A organização avalia transmitir as danças pelo Facebook "Aldeia indígena Tereguá".

"A comemoração ao índio na aldeia Tereguá tem como objetivo principal o fortalecimento das culturas Terena e Guarani Nhandewa em tempos de pandemia. E também contará com a abertura da 1ª Exposição de Fotos e Artefatos Antigos. O título da exposição será 'Aldeia Tereguá: passado, presente e futuro. Após o evento, a exposição continuará durante todo mês de abril", informou a organização por meio de nota.

Ler matéria completa