Bauru e grande região

Regional

Pelo 2º ano, Bocaina não terá Alvorada

Para que a data não passe em branco, prefeitura disse que irá exibir imagens de edições anteriores em suas redes sociais

por Lilian Grasiela

01/05/2021 - 05h00

Divulgação

Alvorada de 1º de maio é uma tradição centenária em Bocaina trazida por imigrantes italianos

Bocaina - Pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia da Covid-19, Bocaina (69 quilômetros de Bauru) não terá sua tradicional Alvorada no dia 1 de maio. O evento, que teve início há mais de cem anos, sob o comando da Banda Carlos Gomes, tem como objetivo homenagear os trabalhadores no seu dia. Para que a data não passe em branco, a prefeitura irá exibir fotos de edições anteriores em suas redes sociais.

Durante a Alvorada, integrantes da banda centenária desfilam pelas principais ruas do município tocando marchas e canções populares brasileiras e italianas. No trajeto, os músicos da corporação têm o costume de conversar com os moradores e parar em frente às residências para tomar o café da manhã preparado por eles. 

Segundo o diretor municipal de Turismo, Carlos Alberto Cunha, a realização do evento neste formato seria inviável diante deste cenário e das restrições da fase vermelha do Plano São Paulo. "É claro que é uma tradição de mais de 130 anos, mas, por cautela e precaução, a prefeitura optou por não fazer a Alvorada", conta.

Ela lembra que, em dezembro de 2020, como parte da Lei Aldir Blanc, que concedeu auxílio financeiro ao setor cultural em razão das restrições da pandemia, a Banda Carlos Gomes realizou "Alvorada de Natal", com transmissão pela página da prefeitura no Facebook. "Não deu certo. O pessoal queria ver de perto", afirma.

"Para evitarmos esse tipo de situação agora, no momento em que estamos conseguindo ter um controle em relação à incidência de casos da Covid em Bocaina, e também para não incorrermos em erros contra decreto do Governo do Estado, que foi prorrogado novamente, optamos em não fazer Alvorada de 1º de maio neste ano".

Para que a tradição não se perca, o diretor revela que a prefeitura irá exibir imagens de edições anteriores  da Alvorada em seu Facebook (https://www.facebook.com/prefeituradebocaina) e canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCPeSpERwkRPduz26dXdTWLw). "Nós vamos ter cenas das Alvoradas passadas em homenagem ao trabalhador e, consequentemente, também à Banda Carlos Gomes", declara.

A Alvorada

A Alvorada é uma tradição trazida por imigrantes italianos a Bocaina para homenagear o Dia do Trabalho. Há quem diga que ela surgiu com a fundação de Bocaina, há 129 anos. Outros contam que esse costume teria começado pelo menos três anos antes. O que se sabe é que a Banda Carlos Gomes sempre esteve a frente desse evento. No ano passado, por conta da pandemia, ele não foi realizado. Para preservar a tradição, a prefeitura providenciou uma "moto de som", que percorreu a cidade tocando canções da banda.

Ler matéria completa