Bauru

Regional

Garça fará 'drive thru ecológico'

Neste sábado, pavilhão da feira livre será ponto de coleta de materiais como lâmpadas, eletrônicos, pilhas e baterias

por Lilian Grasiela

11/06/2021 - 05h00

Prefeitura de Garça

Pavilhão coberto da feira livre receberá materiais das 9h às 17h

Garça - Neste sábado (12), o pavilhão coberto da feira livre de Garça (70 quilômetros de Bauru) será palco de um "drive thru ecológico" em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5. No local, das 9h às 17h, moradores poderão entregar resíduos especiais, como eletrônicos, lâmpadas, lacres de alumínio, tampinhas plásticas, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado, sem saírem dos seus carros.

O evento é organizado pela Prefeitura de Garça, por meio de parceria entre as Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Garça (AEAAG) e empresas que realizam a coleta seletiva no município. Serão sorteados brindes para os participantes.

"O objetivo é incentivar a população a fazer descarte correto de todo tipo de material, incluindo resíduos especiais, que são altamente contaminantes para o meio ambiente quando descartados junto com o lixo doméstico", diz o Executivo. "Essa ação também servirá para divulgar as campanhas de coleta de resíduos especiais que já ocorrem no município".

No caso dos eletrônicos, poderão ser entregues notebooks, impressoras, tablets, acessórios de informática, cabos e carregadores. Todo o material será aproveitado por estudantes da Etec de Marília em aulas práticas de montagem de novos computadores que, posteriormente, serão doados para entidades assistenciais, como parte do projeto Reciclaetec.

As pilhas e baterias portáteis coletadas serão destinadas ao programa Green Recicla Pilhas. No local, não serão recolhidas baterias de celulares. Já o óleo de cozinha usado será adquirido por uma empresa e terá destinação adequada. O valor arrecadado será usado na compra de ração para cães e gatos sob cuidados de ONGs que farão feira de adoção no local.

As tampinhas plásticas serão vendidas para reciclagem, como parte da campanha Petpatas, e o valor arrecadado será revertido em castrações de cães e gatos de tutores de baixa renda e animais de rua. Os lacres de alumínio serão usados para aquisição de cadeiras de roda. No caso das lâmpadas, a destinação correta será feita pela empresa Reciclus.

Ler matéria completa