Bauru

Regional

Barra Bonita inaugura posto de conciliação em parceria com PM

Este formato é pioneiro na região e permitirá a solução de pequenos conflitos por meio de um diálogo entre as partes

por Lilian Grasiela

11/06/2021 - 05h00

P5 - 27º BPMI

Posto Cejusc funciona nas dependências da 2ª Companhia da Polícia Militar, no Centro da cidade

Barra Bonita - Nesta sexta-feira (11), Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru) vai inaugurar um posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) pioneiro na região, que funcionará em parceria com a Polícia Militar (PM), por meio do Núcleo de Mediação Comunitária da PM (Numec), com objetivo de estimular o diálogo nos casos de divergências judiciais. A solenidade de inauguração será às 11h, com participação de magistrados e autoridades locais, e transmissão ao vivo pela Internet.

O posto Cejusc funcionará nas dependências da 2ª Companhia da Polícia Militar, na rua 14 de Dezembro, nº 613, no Centro. De acordo com o Tribunal de Justiça, a parceria permitirá a solução de litígios por meio da conciliação e da mediação, oferecendo atendimento nos casos de conflitos envolvendo, por exemplo, direitos patrimoniais, conflitos de vizinhança, perturbação de sossego público e demandas familiares.

"Além de dar celeridade às causas, a atuação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania desafoga meios tradicionais da Justiça. Não há limite de valor das demandas. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem validade de decisão judicial", explica o órgão.

Para o juiz da 1ª Vara de Barra Bonita e coordenador do Cejusc, Guilherme Becker Atherino, a unidade representa um marco na região. "Lança-se mais um instrumento efetivo para a construção da cultura da pacificação social. Não se trata unicamente de movimento de desjudicialização, mas de uma mudança de paradigma para o desenvolvimento do diálogo", ressalta.

"É uma iniciativa que visa à aproximação da comunidade com o Poder Público e a possibilidade de as partes em conflito dialogarem, de maneira a conciliarem seus interesses sem que pessoas alheias ao conflito surgido tenham que, unilateralmente, impor-lhes obrigações".

PIONEIRO

Este formato de Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em parceria com a Polícia Militar (PM) é pioneiro na região, segundo o TJ. No dia 31 de julho, às 11h, está prevista a inauguração de unidade semelhante em Garça. Em breve, ainda de acordo com o TJ, um posto do Cejusc/PM será instalado em Lins.

SERVIÇO

Solenidade virtual de instalação do posto Cejusc/Numec PM de Barra Bonita

Data: 11 de junho, às 11h

Link de acesso ao evento: http://www.nucleomedia.com.br/get_webcast.asp?id=49822

Ler matéria completa