Bauru

Regional

Quase 0 grau: geada congela 80% da horta comunitária em Itatinga

Voluntárias foram até o local no início da manhã para irrigar as hortaliças, mas parte da produção ficou comprometida

por Lilian Grasiela

20/07/2021 - 05h00

Prefeitura de Itatinga

Hortaliças ficaram cobertas por camada de cristais de gelo

Itatinga - Na madrugada desta segunda-feira (19), uma geada que atingiu Itatinga (120 quilômetros de Bauru), na região de Botucatu, em razão da queda brusca de temperatura em todo o Estado "congelou" cerca de 80% da produção de hortaliças da Horta Comunitária "Cheiro Verde", projeto social destinado à geração de renda para famílias carentes da cidade. O valor do prejuízo não foi divulgado pela prefeitura.

De acordo com informações do Executivo, nas primeiras horas da manhã, a temperatura quase chegou a zero grau e camadas de cristais de gelo se acumularam sobre a superfície das hortaliças. "Com intuito de minimizar os danos, voluntárias irrigaram as hortaliças, mas, infelizmente, perderam parte da produção", conta em nota.

No total, 16 mulheres participam do projeto da horta comunitária, sob coordenação da Diretoria Municipal de Assistência Social, realizando plantio, manutenção e venda das hortaliças. Além do valor resultante da comercialização dos produtos, as mulheres recebem uma cesta básica e cursos de capacitação oferecidos pelo município.

ALERTA

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta de baixas temperaturas em todo o território paulista, entre segunda-feira (19) e a próxima quarta (21), devido ao avanço de uma massa de ar frio. Segundo o órgão, a previsão é de mínima de seis graus, mas a sensação térmica pode ser ainda mais baixa, dependendo da região, e há possibilidade de formação de geadas nas áreas de baixadas, vales e serranas.

Ler matéria completa