Bauru

Regional

Botucatu abre licitação para 'muralha virtual'

Prefeitura vai contratar uma empresa para 'cercar' a cidade com câmeras de monitoramento de alta tecnologia em segurança

por Lilian Grasiela

04/08/2021 - 05h00

Prefeitura de Botucatu

Câmeras de monitoramento serão instaladas em pontos estratégicos de Botucatu

Botucatu - A proposta de implantação de uma "muralha virtual" em Botucatu (100 quilômetros de Bauru), anunciada pelo Executivo em 2018, já começa a sair do papel. Na última semana, a prefeitura abriu uma licitação para contratar a empresa que ficará responsável por fornecer e operar câmeras de monitoramento de alta tecnologia, que serão instaladas em pontos estratégicos do município com o objetivo de reforçar a segurança da população.

"A muralha é composta por câmeras OCR com capacidade para identificar pessoas e veículos com atitude suspeita, bem como criminosa, espalhadas em pontos estratégicos, como as entradas da cidade, praças e escolas, o que facilitará, e muito, a ação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil", explica o prefeito Mário Pardini (PSDB). "Tudo correndo bem, até o fim desse ano poderemos ter essa tecnologia funcionando em Botucatu".

O edital da concorrência prevê que a empresa seja especializada na prestação de serviços de fornecimento e tratamento de imagens, com a coleta e a transmissão de dados, voz e imagem, via rede, oferta de material, instalação, treinamento, manutenção e reposição de peças. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para 1 de setembro, às 9h, e o valor máximo do contrato será de R$ 5.880.000,00 para prestação dos serviços por cinco anos.

Conforme já divulgado pelo JC, uma equipe da Secretaria de Segurança Pública de Botucatu visitou diversos municípios paulistas que contam com a "muralha virtual" antes de elaborar o projeto. Pela proposta inicial, seriam implantados 17 pontos de monitoramento na cidade. Os equipamentos permitirão a leitura de placas de veículos e as imagens serão acessadas pelas forças de segurança, que agirão com mais rapidez se uma irregularidade for detectada.

Ler matéria completa

×