Bauru

Regional

Escolas municipais e creches de Lençóis retornam nesta 4ª

No ensino fundamental, cada sala contará com dois professores

04/08/2021 - 05h00

Lençóis Paulista - As aulas na rede municipal, tanto para estudantes dos ensinos infantil e fundamental 1 e 2, quanto das creches, serão retomadas nesta quarta-feira (4). Para garantir o distanciamento social, todas as unidades voltam a operar com 50% da capacidade, e seguindo todos os protocolos sanitários definidos pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município.

No fundamental, o segundo semestre contará com dois professores por sala. A iniciativa faz parte do Plano de Aceleração Escolar (PAE) e tem como objetivo reforçar o aprendizado, principalmente a alfabetização. A Secretaria de Educação também está contratando 30 psicólogos para auxiliar, em caráter temporário, alunos e profissionais nesse retorno.

"A ampliação da vacinação e a consequente queda nos índices da pandemia nos possibilitou dividir as turmas em A e B, o que garante as aulas presenciais com 50% da capacidade. No primeiro semestre, devido à necessidade de medidas mais restritivas, as turmas foram divididas em A, B e C", explica o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

Segundo o prefeito Anderson Prado, essas ações buscam evitar prejuízos ao processo de alfabetização já que, por mais de um ano, os alunos tiveram aulas remotas. "Por isso a necessidade de mais um professor em sala de aula. Paralelamente, entendemos que o apoio de psicólogo é fundamental, pois a pandemia nos afetou emocionalmente", diz.

CRECHES

Nas creches municipais, para obedecer às restrições de segurança, os alunos serão remanejados por período, com 50% da capacidade da unidade na parte da manhã e os demais 50% no período da tarde. Alunos com sintomas gripais não poderão permanecer nas creches e as temperaturas das crianças serão aferidas na entrada das unidades.

Além disso, os servidores públicos deverão utilizar equipamentos de proteção individual para trabalhar com as crianças, visto que, na faixa etária dos alunos das creches, não é recomendado uso de máscara e álcool em gel. O retorno presencial nas creches não é obrigatório e, caso os pais optem por não enviarem os seus filhos, não haverá perda da vaga. 

Ler matéria completa

×