Bauru

Regional

Jaú: parceria com universidade visa zerar fila de cirurgias

Médicos da rede municipal e estudantes de medicina realizam os procedimentos

por Lilian Grasiela

21/09/2021 - 05h00

Jaú - A Secretaria Municipal de Saúde de Jaú (47 quilômetros de Bauru) firmou uma parceria com o curso de medicina da Unoeste com o objetivo de zerar a fila de espera de pacientes da cidade por pequenas cirurgias - procedimentos nos quais são realizadas intervenções sem a necessidade de internação do paciente, como a remoção de pintas, unha encravada ou tratamento de lesões na pele.

De acordo com a Prefeitura de Jaú, os atendimentos são realizados por médicos do quadro municipal, em parceria com os estudantes de medicina da universidade, que também são responsáveis por avaliar o resultado final das intervenções.

"Nós estamos conseguindo dar vazão a esses atendimentos, que estavam paralisados desde o início da pandemia. Em pouco mais de um mês, já avançamos muito com as consultas", afirma a secretária de Saúde, Ana Paula Rodrigues.

Segundo o município, desde que os procedimentos foram retomados, no último dia 11 de agosto, após uma longa paralisação por conta da pandemia da Covid-19, já foram realizadas 62 consultas, que resultaram na execução de 58 cirurgias.

Entre os procedimentos realizados, ainda de acordo com a prefeitura, chama a atenção a identificação de um caso de melanoma em paciente, que foi encaminhado ao Hospital Amaral Carvalho (HAC) para receber o devido acompanhamento médico. Os pacientes de Jaú estão sendo convocados de acordo com uma lista de espera existente no município. 

Ler matéria completa

×