Bauru

Regional

Entra em operação maior produtora de celulose solúvel do mundo

Nova fábrica foi construída com duas linhas, que operam de forma flexível

21/09/2021 - 06h24

Bracell/Divulgação

Assinatura na primeira folha de celulose produzida na unidade

A Bracell também informou nesta segunda-feira (20) que iniciou as operações de sua nova fábrica, o Projeto Star, em Lençóis Paulista, com a produção da primeira folha de celulose, estágio inicial da curva de aprendizagem da planta. A companhia irá aumentar a produção para 1,5 milhão de toneladas de celulose solúvel ou até 3 milhões de toneladas de celulose kraft por ano e passa a ser a maior produtora de celulose solúvel do mundo.

"A Bracell tem orgulho de ser pioneira na construção de uma fábrica de celulose de nova geração, que fornecerá produtos flexíveis e biodegradáveis usando a mais avançada tecnologia. Temos a maior caldeira de recuperação do mundo e o primeiro gaseificador de biomassa em operação no setor de Papel e Celulose na América do Sul", declara Per Lindblom, vice-presidente Executivo da empresa.

A nova fábrica foi construída com duas linhas, que operam de forma flexível. Nos próximos dois anos, o planejamento da produção será realizado em etapas, com foco na estabilidade operacional dos dois produtos. Após este período, as linhas serão utilizadas para a produção de celulose solúvel ou celulose Kraft, de acordo com as demandas da companhia.

Parte significativa da produção de celulose solúvel da nova fábrica será consumida internamente a fim de atender aos planos de crescimento do grupo. Em relação à celulose Kraft, parte da produção será destinada à expansão da fábrica de papel e cartão da RGE na China. O excedente será comercializado para clientes internacionais, em especial da Europa e Estados Unidos.

Com a expansão concluída, a operação deve empregar de forma permanente cerca de 6.650 trabalhadores, diretos e terceirizados, nas atividades industriais, florestais e de logística. Em todo o processo de construção e para a operação, a Bracell ressalta que priorizou a contratação de mão de obra local. A logística de transporte da celulose produzida na nova fábrica inclui caminhões, trens e navios.

Ler matéria completa

×