Bauru

Regional

Defesa Civil de Jaú emite alerta de risco de 'cabeça d' água' até sexta

O fenômeno ocorre quando há um aumento rápido e repentino do nível de um rio devido a fortes chuvas nas cabeceiras

por Lilian Grasiela

13/01/2022 - 05h00

jaumais.com.br/Reprodução

Defesa Civil de Jaú

Jaú - A Defesa Civil de Jaú (47 quilômetros de Bauru) emitiu nesta quarta-feira (12) um alerta amarelo apontando risco de ocorrência de cabeça d'água no município até sexta-feira (14).

O fenômeno, comum nesta época do ano, ocorre quando há o aumento rápido e repentino do nível de um rio devido a fortes chuvas nas cabeceiras ou trechos mais altos.

De acordo com o órgão, até sexta-feira (14), existe a previsão de chuvas entre 50 e 120 milímetros na cidade, em curtos espaços de tempo, com possibilidade de alagamentos urbanos e transbordamento de rio, além de baixo risco de queda de galhos e árvores e de interrupção no fornecimento de energia elétrica.

"Em caso de ocorrência dessas situações, não transite a pé pelas ruas alagadas e com fortes correntezas, busque abrigo seguro longe de calçadas e ruas e evite trafegar pelas ruas alagadas", orienta a Defesa Civil do município.

CHUVA FORTE

No último dia 30 de dezembro, uma chuva forte atingiu Jaú, causando muitos transtornos e alagamentos em vários pontos e queda de barranco às margens da linha férrea, no Jardim Maria Luíza IV.

A lama atingiu 43 imóveis e, em alguns, chegou a um metro de altura nas residências.

Ao menos 10 famílias tiveram danos materiais e duas precisaram deixar temporariamente as suas residências.

SERVIÇO

A Defesa Civil de Jaú pode ser acionada pelo telefone (14) 99855-3149. Já o Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193.

Ler matéria completa

×