Bauru

Regional

Lins confirma caso de H3N2 em criança de 6 anos

Ela está internada em outra cidade para tratamento e em estado estável

por Lilian Grasiela

15/01/2022 - 05h00

Lins - A Secretaria Municipal de Saúde de Lins (102 quilômetros de Bauru), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira (14) um caso de influenza H3N2 no município. O paciente, uma criança de seis anos, está internado em um hospital fora do município e tem quadro de saúde estável.

"A gripe é uma doença infectocontagiosa de transmissão respiratória que ocorre durante todo o ano. O exame da influenza só é realizado em situações de surto em instituição fechada e para os pacientes internados, conforme protocolo do Instituto Adolfo Lutz (IAL)", explicou a Secretaria por meio de nota.

"A vacinação anual contra influenza é uma das medidas utilizadas para prevenir a doença, por ser administrada antes da exposição ao vírus, e é capaz de promover imunidade efetiva e segura durante o período de circulação sazonal do vírus. A campanha de vacinação normalmente se inicia em março".

Em Lins, a campanha foi encerrada em setembro e mais de 27 mil pessoas foram imunizadas. A orientação da pasta da Saúde é para que o morador procure um serviço de saúde ao apresentar febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta, além de dor de cabeça e dor no corpo ou articulações.

Ler matéria completa

×