Após um adiamento, a unidade de transplante do HAC é inaugurada
Nova ala busca ampliar atendimento no hospital, considerado o maior centro transplantador de medula óssea do Brasil
por Lilian Grasiela
12/05/2022 - 05h00Jaú - A Unidade de Transplante de Medula Óssea Deputado Federal Guilherme Mussi, do Hospital Amaral Carvalho (HAC) de Jaú (47 quilômetros de Bauru), considerado o maior centro transplantador de medula óssea do Brasil, será inaugurada nesta quinta (12), às 14h, em solenidade que contará com presença do parlamentar que dá nome à nova ala.
Inicialmente, a cerimônia de inauguração da unidade, que faz parte do projeto de melhorias da Instituição e busca oferecer tratamento de qualidade para os pacientes atendidos, estava marcada para o dia 28 de abril.
Porém, ela teve de ser adiada porque o deputado testou positivo para a Covid-19 e não poderia participar do ato. Segundo a assessoria de imprensa do HAC, o parlamentar atuou no Congresso Nacional pela destinação de recursos visando à construção da nova ala.
O espaço é composto por mais 12 apartamentos e um posto de enfermagem e foi construído no segundo andar do novo prédio do hospital, com verba arrecadada por meio dos certificados de participação Hiper Saúde, da Investcap, emendas parlamentares e também com apoio de empresas.
De acordo com o HAC, desde que o serviço entrou em operação no hospital, em 1996, já foram realizados 3.853 transplantes de medula, entre autólogos (células-tronco do próprio paciente) e alogênicos (células-tronco de doador compatível), em pacientes de todos os estados do país.
"Além da estrutura, a Instituição investe em ciência e se mantém atualizada sobre as mais recentes opções terapêuticas, como a terapia celular, visando fornecer tratamentos inovadores e com altas chances de sucesso", afirmou a assessoria de imprensa da Instituição por meio de nota.