Bauru

Regional

Ex-aluna da Etec de Barra irá aos EUA pelo Jovens Embaixadores

Ela está entre os 50 estudantes do Ensino Médio da rede pública selecionados pelo programa pelo bom desempenho escolar

por Lilian Grasiela

13/05/2022 - 05h00

Divulgação

Lucimeire Ferrari Dotto e Maria Clara de Biazi Mendes da Silva

Barra Bonita - A ex-aluna da Escola Técnica Estadual (Etec) Comendador João Rays de Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru), Maria Clara de Biazi Mendes da Silva, está entre os 50 estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública selecionados pelo programa Jovens Embaixadores para participar de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, em julho deste ano. Além do excelente desempenho escolar, a escolha levou em conta fluência em inglês e o engajamento em iniciativas de impacto social.

O programa Jovem Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. Por meio dele, alunos brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam pelo desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor têm a chance de aprimorar suas qualidades por meio de visitas e oficinas.

A seleção foi feita por meio de prova escrita e oral, em inglês, e análise de currículo. Para serem aprovados, os jovens têm que comprovar participação em uma ou mais iniciativas de empreendedorismo/impacto social. Também são pré-requisitos ter entre 15 e 18 anos; ter pouca ou nenhuma experiência no exterior; não ter viajado aos EUA; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; e possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.

Segundo o Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado que administra as Etecs, a ex-aluna da Etec de Barra Bonita Maria Clara de Biazi Mendes da Silva participa do projeto Semear Barra Bonita e ajuda mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social por meio de campanhas, arrecadações e festivais. Além dela, outros dois estudantes de Etecs - Douglas Santos, da Etec Jaraguá, na Capital, e Augusto Gazola, da Etec Prof. Armando José Farinazzo, em Fernandópolis, - participarão do intercâmbio.

Ler matéria completa

×