Bauru

Regional

Bocaina celebra São João com travessia da fogueira e shows

Festa do padroeiro da cidade, que atrai turistas de toda a região, será retomada em sua forma original após dois anos

por Lilian Grasiela

23/06/2022 - 05h00

Antonio Carlos/Bocaina Informa

Travessia do braseiro da fogueira em Bocaina atrai turistas

Bocaina - A Festa de São João Batista de Bocaina (69 quilômetros de Bauru), que atrai turistas de toda a região e foi suspensa por dois anos em razão da pandemia da Covid-19, será retomada nesta quinta-feira (23), em seu formato original, com a tradicional passagem de fiéis descalços sobre o braseiro da fogueira, shows na Praça da Matriz, barracas com comidas típicas e parque de diversões. O evento, promovido pela Paróquia de São João Batista, cujo dia é celebrado nesta sexta (24), com o apoio da prefeitura, também contará com missas, show de prêmios, corrida e leilões de prendas e gado.

A programação religiosa em homenagem ao padroeiro da cidade terá início às 19h30, com missa solene e levantamento do mastro de São João na Praça da Matriz. Às 21h, haverá apresentação do DJ Leandro Rossi, seguida de show com a dupla sertaneja Lucas Akira e Fábio, às 22h. A travessia dos fiéis sobre o tapete de brasas começa a partir da 0h, após bênção da fogueira. No local, serão comercializadas comidas e bebidas típicas. Em 2020, a tradição da passagem sobre o braseiro ocorreu, mas sem presença de público, obedecendo as regras de distanciamento e o uso de máscaras, e com transmissão pelo Facebook da Paróquia de São João Batista. Na ocasião, dois fiéis participaram da travessia. No ano passado, também com transmissão pela Internet, a tradição foi mantida, mas apenas um corajoso aceitou o desafio e atravessou descalço o tapete de brasas.

"Após dois anos, estamos nos preparando para esta que é, com certeza, uma das principais e tradicionais festas de São João do interior paulista. Temos a convicção de que teremos muitos visitantes apreciando a nossa festa e é motivo de orgulho para nós, bocainenses, podermos recebê-los com cordialidade e, é claro, valorizando toda nossa história. Será um sucesso, com certeza", diz o prefeito Marco Antônio Giro (DEM), o Pipoca.

Os shows continuam na sexta (24), às 19h30 (Kátia e Edson), no sábado (25), às 20h30 (Kaique e Mateus), e no domingo (26), às 18h (Everton Fernandes e Banda), e também nos dois finais de semana seguintes. Nos dias 27, 28, 29 e 30, às 19h30, a Praça da Matriz será palco de show de prêmios. Uma edição especial - o super show de prêmios - está marcada para o dia 7 de julho, no mesmo horário, e terá um Fusca como prêmio.

No dia 3 de julho, será realizada a 32ª edição da Corrida Pedestre de São João, com largada às 8h30, na Praça Remígio Diegues (Praça da Rodoviária). As inscrições já estão abertas e os organizadores esperam a presença de atletas de todas as regiões do estado. No mesmo dia, ocorre show com os Bonecos Fantásticos na Praça da Matriz, das 16h às 19h. Às 20h30, o largo da Igreja Matriz será palco de um leilão de pequenas prendas.

Encerramento

O encerramento da festa será no dia 10 de julho, com celebração de missas às 7h, 8h30 e 17h na Igreja Matriz. Às 10h, a Banda Marcial Municipal Marta Nigro de Bocaina, sob a regência do maestro Ronaldo Lopes, se apresenta na Praça da Matriz, tocando MPB, clássicos infantis e temas internacionais. Às 11h, ocorre o tradicional leilão de gado, com participação de criadores de toda região, seguido de almoço mineiro, às 12h, com arroz carreteiro. Às 20h, será realizada a subida no pau de sebo, com prêmio para a equipe vencedora.

Ler matéria completa

×