Bauru

Regional

'Consultório na Rua' intensifica ações em Botucatu

Serviço oferece assistência em saúde à população em situação de rua

21/06/2022 - 05h00

OSS Pirangi

Serviço à população de rua inclui até mesmo a oferta de vacinas, como contra a Covid-19

Botucatu - Com a queda nas temperaturas, equipes do "Consultório na Rua", serviço sob gestão da O.S.S. Pirangi, em parceria com a Prefeitura de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), intensificaram ações junto à população em situação de rua no município, inclusive no período noturno, com o objetivo de orientar essas pessoas quanto aos cuidados básicos de saúde.

O trabalho itinerante, que está previsto na Política Nacional de Atenção Básica, oferece assistência integral em saúde à população em situação de rua, que vive distante dos serviços de saúde. A equipe é formada por quadro multiprofissional, que inclui enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogo e agente social.

Além de uma atenção especial para se evitar quadros de hipotermia, o serviço oferece vacinas contra inúmeras doenças, como a Covid-19, por exemplo, e atua em rede com as unidades básicas de saúde, Pronto-Socorro (PS), Samu (192) e Espaço Acolhedor, que também recebe o público em situação de rua.

Em média, em Botucatu, cerca de 150 pessoas são atendidas, incluindo aquelas em situação de rua e em passagem temporária pela cidade. "A maioria só está de passagem, em busca de um recomeço. O desafio, sem dúvida, é combater os julgamentos e rótulos que recaem sobre esta população aos olhos da sociedade", afirma Alexsandra Martinsons, enfermeira responsável pelo Consultório na Rua.

Ler matéria completa

×