Bauru e grande região

Rural

Expo: criadores de todo o Brasil estão no evento até dia 13

Touros, cavalos e mini horses participarão de julgamentos em Bauru na 44.ª edição da tradicional exposição agropecuária, que começou ontem

04/08/2017 - 07h00

Malavolta Jr.
Mini horses já estão em exposição e costumam atrair muitos visitantes, principalmentes crianças

Criadores e expositores de todo o País começaram a chegar com seus animais na 44.ª Grand Expo Bauru, que foi aberta oficialmente ontem no Recinto Mello Moraes. Este ano a exposição reúne gados das raças nelore, guzerá e jersey, além de cavalos de diversas raças como mangalarga, appaloosa, quarto de milha e paint horse, que participam de julgamentos durante a feira.

Uma das grandes atrações da feira realizada pela Associação Rural do Centro Oeste (Arco) é a exposição dos mini horses, que, neste ano, participam de uma etapa do Ranking Nacional 2017 da Associação Brasileira dos Criadores de Mini Horses, realizada durante a Expo Bauru.

De hoje a domingo (6), cerca de 70 animais participarão de julgamentos de conformação. "Os mini horses são diferentes dos pôneis. Eles têm algumas características específicas como pelagem, altura - que chega até 90 centímetros - e são muito dóceis", explica o organizador do evento em Bauru, José Eden Matosinho.

Segundo a associação da raça, a criação não exige grandes espaços e tem baixo custo. Além da resistência, "pelo pequeno porte, eles comem pouco", explica Matosinho.

A competição realizada na Expo reunirá criadores de todo Estado de São Paulo. "É muito importante para os criadores competir em exposições como esta realizada em Bauru porque divulga, ganha prêmios e o animal se destaca".

Para os julgamentos, os animais são divididos por sexo e idade. Tanto machos quanto fêmeas disputam nas categorias mirim, potro jovem, potro, potro júnior, égua (cavalo) jovem e égua (cavalo) sênior.

Os itens julgados são comparativos de proporcionalidade, como o estado do animal, aprumos, entre outros. A descendência dos animais também conta pontos para a competição. Enquanto os animais não estiverem sendo julgados, eles ficarão expostos nas baias em frente à pista de julgamento para visitação do público.

Os mini horses já estão em exposição no Recinto e costumam atrair muitos visitantes, principalmente as crianças.

Cavalos das raças quarto de milha, appaloosa e paint horse também começam a chegar nesta sexta-feira para participar de uma etapa da Liga Nacional do Cavalo de Conformação (Lincc), realizada no fim de semana da Expo.

BOVINOS

No outro fim de semana também, será o julgamento dos bovinos das raças nelore e guzerá. Cerca de 350 animais podem ser vistos pelo público nas baias e na pista de julgamento. O evento é promovido pela Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN).

Além das raças de corte, a exposição também terá cinco exemplares da raça jersey, de gado leiteiro. De acordo com o colaborador da Nelore, Luís Augusto de Camargo, todas essas raças são de elite e os animais trazidos para a Grand Expo são criados exclusivamente para exposições e competições. "A alimentação é diferenciada, eles não ficam em pasto, têm tratamento diferenciado, tudo para evidenciar as características da raça para ir para julgamento", explica.

A Grand Expo contribui com os criadores que buscam o melhoramento genético dos animais e conseguem observar nas competições se a seleção feita está correta. Além de que o prêmio de campeão valoriza o animal e seu criatório.