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Saúde

Batata nem sempre é vilã

Item não precisa ser cortado da dieta, mas é preciso consumir com moderação

29/04/2018 - 04h00

A batata é um alimento que pode ser consumido de inúmeras maneiras: das mais saudáveis às mais calóricas. Mas ao começar uma dieta para perder peso, ela costuma ser um dos primeiros itens a serem cortados da lista. Porém, nem todos os especialistas apoiam essa tática, uma vez que tirar carboidrato da alimentação altera a produção de energia do corpo.

"Numa dieta sem carboidratos, outros nutrientes serão utilizados como fonte de energia, como as proteínas, que serão desviadas da sua função principal, que é construção de massa muscular e manutenção dos órgãos, por exemplo", explica Gabriella Gachet, nutricionista do Vigilantes do Peso, que completa: "Uma alimentação equilibrada deve conter todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, e o carboidrato é um deles. A batata não precisa ser excluída da dieta, pode e deve ser consumida, com equilíbrio", opina Gabriella.

Ao consumir o tubérculo, é preciso tomar cuidado para que a refeição não fique hipercalórica. Nesse caso, nunca coloque também arroz, farofa ou macarrão. "A batata pode trazer benefícios para a saúde, desde que inserida corretamente. Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. Por isso, a troca é válida para quem está de dieta", orienta o nutrólogo Sandro Ferraz.

Ajuda na defesa do corpo

Pixabay
Se consumida com equilíbrio, batata não precisa ser excluída do cardápio

A batata é um alimento que pode ser consumido de inúmeras maneiras: das mais saudáveis às mais calóricas. Mas ao começar uma dieta para perder peso, ela costuma ser um dos primeiros itens a serem cortados da lista. Porém, nem todos os especialistas apoiam essa tática, uma vez que tirar carboidrato da alimentação altera a produção de energia do corpo.

"Numa dieta sem carboidratos, outros nutrientes serão utilizados como fonte de energia, como as proteínas, que serão desviadas da sua função principal, que é construção de massa muscular e manutenção dos órgãos, por exemplo", explica Gabriella Gachet, nutricionista do Vigilantes do Peso, que completa: "Uma alimentação equilibrada deve conter todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, e o carboidrato é um deles. A batata não precisa ser excluída da dieta, pode e deve ser consumida, com equilíbrio", opina Gabriella.

Ao consumir o tubérculo, é preciso tomar cuidado para que a refeição não fique hipercalórica. Nesse caso, nunca coloque também arroz, farofa ou macarrão. "A batata pode trazer benefícios para a saúde, desde que inserida corretamente. Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. Por isso, a troca é válida para quem está de dieta", orienta o nutrólogo Sandro Ferraz.