Bauru e grande região

Saúde

Hora de retomar a rotina de exercícios

06/01/2019 - 07h00

A comilança das ceias de Natal e réveillon já acabou. A ressaca de fim de ano já passou. Só ficaram mesmo os quilinhos ganhos nestas comemorações. Com a chegada de 2019, é hora de eliminar essas gordurinhas.

Se você praticava atividades físicas antes das festas de fim de ano e nesta semana de celebrações largou os exercícios, é preciso avaliar o ritmo da retomada, já que seu corpo se desacostumou a treinar. "Privação de sono e consumo excessivo de álcool levam à queda de rendimento, o que pode tornar excessiva aquela atividade que antes era adequada. Escute o seu corpo e ajuste a intensidade do treinamento, se considerar necessário", orienta o profissional de Educação Física José Augusto Ferrari.

O clima de início de ano é ótimo para começar ou retomar uma atividade física, mas é preciso controlar a ansiedade para não extrapolar nos exercícios e prejudicar a saúde. "O controle da intensidade é ponto-chave para garantir os resultados desejados de forma segura. Cada indivíduo possui um nível de condicionamento, uma necessidade de fortalecimento específica e interesses diferentes. Com isso, tudo deve ser muito bem dosado, e o profissional de educação física é a pessoa competente para realizar esta prescrição da melhor forma", diz Daniel Guimarães, profissional de Educação Física e membro do Conselho Regional de Educação Física (Cref1).

Para quem decidiu que em 2019 vai sair do sedentarismo, a dica é escolher uma atividade física ou esporte que seja prazeroso, para aumentar a chance de se manter ativo e não desistir. Além disso, é importante entender que mudar de rotina é difícil e que, para conseguir, será preciso ter muita força de vontade.