Bauru e grande região

Saúde

Descongestionante nasal: cuidado com o exagero

Medicamento pode trazer riscos à saúde como insônia, taquicardia e hipertensão

12/05/2019 - 07h00

Pixabay
Descongestionante nasal: é preciso evitar o uso indiscriminado

Não há sensação que traga mais alívio que respirar bem e, muitas vezes, quando bate aquela gripe, resfriado ou sinusite, a primeira reação é ir até a farmácia e comprar um descongestionante nasal. Existem vários fatores que fazem com que esse tipo de medicamento tenha alto índice de venda nas farmácias. Seu preço varia entre R$ 4 e R$ 30, não é preciso uma receita médica para a compra e seu efeito ocorre entre cinco e dez minutos após a aplicação.

Toda essa eficácia vem acompanhada de um preço. Usado de forma exagerada, o medicamento pode trazer sérios riscos à saúde como taquicardia, hipertensão e insônia.

Nas laterais do nariz, existem estruturas chamadas cornetos, que são formados por uma estrutura central revestida por mucosa, quando há um incômodo ou alguma doença, esses cornetos incham e dificultam a respiração. Os descongestionantes nasais possuem substâncias conhecidas como vasoconstritoras que têm um mecanismo que contrai os vasos sanguíneos dos cornetos, devolvendo a sensação de alívio por até seis horas.

Segundo o presidente da Academia Brasileira de Rinologia, Márcio Nakanishi, em entrevista à agência Canarinho, essas substâncias vasoconstritoras não agem somente na região nasal, o efeito constritor pode ocorrer também em outras partes do corpo.

O termo correto para definir essa situação é chamado de "efeito rebote", tendo a sensação de alívio imediato como seu maior responsável. Assim que alguém usa o medicamento, o nariz desentope rapidamente, quando o efeito passa, o nariz volta a fechar. Quanto mais a pessoa utiliza o medicamento e respira melhor, mais sente a necessidade de usá-lo. Seu uso crônico reduz o tempo de efeito do remédio.

"As pessoas falam 'estou viciado', mas não é o vício no sentido de dependência química. É no sentido de ficar precisando da medicação", afirma Nakanishi.

De acordo com o presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia do Rio de Janeiro, Miguel Tepedino, é fundamental consultar um otorrinolaringologista para tratamento contra o "efeito rebote".

Saiba mais

Pacote em uma academia

Atividade física, ao menos três vezes na semana, é fundamental para a longevidade. O esporte ajuda a controlar diabetes, problemas de pressão, aumento de peso e muito mais, sem contar que, após a atividade física, ficamos bem-dispostos e mais felizes. Em uma academia, você e sua mãe podem optar por hidroginástica, natação, aulas de dança ou mesmo a musculação. Porém, isso deve ser feito sempre com a supervisão de um professor para evitar qualquer tipo de lesão. O professor vai respeitar as condições do aluno. Essa é a ideia sempre.

Ida a um cirurgião vascular

É importante para cuidar das pernas e checar a questão das varizes. Varizes é comum em mulheres e pode minar a qualidade de vida, causando dores e cansaço, e a autoestima, muita mulher deixa de vestir saia ou bermuda por isso. Leve sua mãe em um cirurgião para checar a saúde das pernas e fazer tratamentos para amenizar vasinhos também.

Ida a um dermatologista

Este profissional cuida da pele, das unhas e do cabelo. Com o passar dos anos, é natural as rugas chegarem e o cabelo afinar. Mas sua mãe não precisa apenas aceitar essa condição, viu? É possível mudá-la. É o dermatologista que pode lhe indicar procedimentos para amenizar os problemas sobre os quais sua mãe anda reclamando. Você pode até dar alguns tratamentos para sua mãe, como os citados abaixo:

Ácido hialurônico: é uma substância natural do corpo humano. São encontradas em tecido conjuntivo mole e no fluido que circunda os olhos, em algumas cartilagens e fluidos articulares, assim como no tecido da pele.

Ácido polilático: trata-se de um material sintético que promove a estimulação do colágeno do próprio organismo. A diferença em relação aos outros preenchimentos mais convencionais é que não disponibiliza resultados imediatos, pois é necessário que o próprio organismo produza o colágeno. Os resultados, apesar de pedirem um pouco de paciência, são bastante duradouros.

Lasers: o laser de infravermelho atua estimulando a formação de colágeno no local que merece atenção, melhorando a flacidez, o aspecto craquelado e tornando a pele mais sedosa e jovem. Existe também o laser de CO2 fracionado, um procedimento indicado para o tratamento das manchas da mão causadas pelo envelhecimento e exposição solar. As manchas podem ser retiradas ou amenizadas melhorando o aspecto delas.

Peeling: existem os físicos e químicos. Para casos de envelhecimento precoce, os químicos são mais indicados. Trata-se de ácidos com propriedades de renovação da pele e para retirar as manchas. Como resultado, existe uma descamação da área tratada, o que garante renovação celular e o clareamento da pele.

Intradermoterapia capilar: esse tratamento consiste na aplicação de pequenas injeções com nutrientes e vitaminas na pele para estimular, fortalecer e regenerar os tecidos. Com isso, é possível que voltem a nascer fios novos nas áreas com pouca ou nenhuma presença de cabelo.

Limpeza de pele: é um procedimento é simples e ajuda demais a deixar a pele mais limpa e saudável. Isso porque melhora a textura da pele, extrai cravos e miliuns, previne o envelhecimento precoce, promove o controle da oleosidade, combate os radicais livres e ajuda na revitalização.

Toxina botulínica: a toxina botulínica ajuda a melhorar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas, estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha, que se formam na região dos olhos. A toxina também pode ser usada para controlar a hiperidrose.

Mas lembre-se: todos esses tratamentos devem ser indicados pelo seu dermatologista de confiança, ok?

Nesse Dia das Mães, que tal aumentar a autoestima da sua mãe e mostrar que você quer que ela se cuide para ela mesma? Além de presente, vamos olhar para elas com olhos cheios de empatia e oferecer ajuda? Feliz Dia das Mães a todas!