Bauru

Saúde

Para turbinar os músculos

Alimentos ajudam na reparação e na construção das fibras musculares

por Evelin Azevedo

07/11/2021 - 05h00

Pixabay

Alimentar-se corretamente é fundamental

Com o fim do ano chegando, muitas pessoas já começam a pensar em pôr em prática seu "Projeto Verão". Engana-se quem pensa que para conquistar corpo bonito basta pegar pesado na musculação. Além de exercícios frequentes, é preciso seguir uma alimentação correta, que ajude na formação e na regeneração muscular.

"Para os músculos ficarem fortes, são necessárias algumas etapas: treino, descanso muscular e alimentação adequada. Quando você faz um exercício físico, as fibras musculares são rompidas, e esses alimentos, em forma de aminoácidos, vão trabalhar na reparação e na construção dos tecidos, aumentando a massa muscular", explica a nutricionista Andrea Marim.

Os alimentos também são fundamentais para o bom funcionamento dos músculos durante os treinamentos, ajudando a evitar problemas. "Eles ajudam a prevenir dores e lesões musculares. Por isso, é importante ter atenção redobrada na hora de montar as refeições, pois proteínas, grãos, carboidratos e gorduras boas proporcionam mais resistência e contribuem para o processo de recuperação de lesões", diz o endocrinologista Francisco Tostes, especialista em Medicina do Esporte.

É errado achar que encher o prato de variadas fontes de proteínas e comê-las de uma vez pode aumentar o ganho de massa muscular. O corpo só consegue aproveitar determinada quantidade de proteínas. "Todo o excedente será descartado. Então, devemos respeitar a individualidade e calcular o quanto cada pessoa precisa de proteína", alerta a nutricionista Marim. 

O que comer

Ovo

A clara é fonte de proteína e ajuda no crescimento e na manutenção dos músculos. A gema concentra grande parte das vitaminas e dos minerais

Quinoa

Ajuda na aceleração do metabolismo e evita a produção excessiva de insulina

Frutos do mar

Boas fontes de proteínas, vitaminas, magnésio, minerais e zinco. As porções devem ser grelhadas ou cozidas

Água

A hidratação é fundamental para que o músculo possa aumentar em força e volume

Arroz e feijão

É uma combinação simples na qual são encontrados aminoácidos que se completam, formando um bom tipo de proteína

Amêndoas

São compostas por gordura monoinsaturada, ótima para o coração, e dão a sensação de saciedade. São uma boa fonte de energia para o dia

Lentilha e grão de bico

São leguminosas ricas em aminoácidos e têm uma boa quantidade de proteínas, com ação regeneradora

Aveia

É um tipo de carboidrato rico em fibras. É digerida lentamente, dando mais energia para o corpo durante o treino

Frango

Tem aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo nosso corpo. Ajuda na regeneração dos órgãos e diminui a fadiga muscular

Beterraba

Por ter nitrato, a raiz é um vasodilatador natural e auxilia no ganho de volume muscular

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