Bauru

Saúde

Por que os dentes do siso nascem mais tarde?

Conhecidos como dentes do "juízo" por surgirem na idade adulta, os sisos demoram a crescer por fatores evolutivos

04/11/2021 - 10h20

Reprodução

O nascimento dos sisos pode causa muita dor e inflamação

Apelidados popularmente de dentes do "juízo", os sisos costumam nascer no início da idade adulta e podem incomodar, já há risco de crescerem com inclinações variadas, causando dor e inflamação. Matéria veiculada no Canaltech explica o porquê da erupção destes dentes demorarem tanto.

Nomeados pela odontologia de terceiros molares, eles só conseguem nascer se as mandíbulas estiverem completamente desenvolvidas. Segundo estudo publicado na revista científica Science Advance, “há uma relação direta com a maneira em que a restrição biomecânica da forma mastigatória em primatas adultos opera através da duração do crescimento craniofacial".

Como aponta o Canaltech, a anatomia humana é diferente de macacos. Além de termos cérebros maiores e narizes recuados e pequenos, necessitamos esperar muitos anos para alcançar a idade adulta.

Pelo fato das mandíbulas se desenvolverem de maneira lenta e os rostos serem considerados pequenos em comparação com o de um primata, a formação de um espaço seguro para que o dente nasça é atrasada. Desta forma, o terceiro molar aparece de maneira tardia.

 

Ler matéria completa

×