Bauru

Saúde

Álcool faz mal para a pele? Quantas horas devo dormir?

Saiba como manter a saúde da sua pele

14/11/2021 - 05h00

Pixabay

O álcool leva ao ressecamento e à descamação da pele do rosto

Quantas horas de sono são necessárias para a pele amanhecer descansada? Por que os resíduos de maquiagem prejudicam a pele? Banho quente faz mal? De que maneira doces, álcool e cigarro prejudicam a cútis? Veja o que dizem especialistas quando o assunto é a pele do rosto. 

1. Para uma pele descansada, quantas horas de sono são necessárias?

O corpo precisa de descanso para se restabelecer depois das atividades do dia a dia e o sono é o responsável por essa função, restaurando a pele e outros órgãos. Para que a pele mantenha a vitalidade, são indicadas, no mínimo, de sete horas a oito horas de sono por noite. É importante ressaltar que a qualidade dele também influencia no poder de regeneração celular. "Uma noite mal dormida pode gerar danos porque o nível de cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse, pode ser elevado, levando a um aumento da produção de radicais livres no organismo, o que favorece o surgimento prematuro de rugas", afirma o dermatologista Daniel Coimbra. Quando não dormimos direito, não permitimos que as células sejam renovadas.

2. Por que os resíduos de maquiagem são prejudiciais?

Durante a noite, a atividade de regeneração das células é intensa. Tem mais: a superfície cutânea está mais permeável, em função da produção de alguns hormônios, o que favorece a absorção dos resíduos de make não removidos. "Assim, os poros podem ser obstruídos, contribuindo para o processo de formação de acne e irritação", conta Daniel. "Além disso, a falta de limpeza da pele gera radicais livres, que aceleram o envelhecimento precoce da pele", alerta a dermatologista Paola Pomerantzeff.

3. Banho quente faz mal?

É fato: a água quente é prejudicial à saúde da pele, porque danifica a barreira natural de proteção, o que pode causar irritabilidade e ressecamento. "O banho quente também pode levar seu corpo ao efeito rebote, acelerando o processo de produção de óleo, na tentativa de suprir a perda de hidratação, e deixar a derme sensível devido à dilatação dos poros", fala Daniel. Não consegue encarar água mais fria? Encurte seu banho para no máximo sete minutos e passe hidratante em todo o corpo assim que sair do chuveiro.

4. Doces, álcool e cigarro prejudicam a pele?

A ingestão de doces deve ser feita de forma equilibrada. Açúcar em excesso pode desencadear a glicação, processo em que os carboidratos, como a glicose, se associam e podem destruir proteínas, como o colágeno. O álcool dos drinques leva ao ressecamento e à descamação. "Ele neutraliza a produção do hormônio ADH (antidiurético), responsável por controlar o nível de água corporal", fala o dermatologista. "Já o hábito de fumar gera diminuição da circulação nos pequenos vasos da derme. Cigarro e sol são os elementos mais prejudiciais para a saúde da pele."

Ler matéria completa

×