Bauru

Saúde

Saiba porquê os cabelos ficam brancos com a idade

O embranquecimento dos fios está ligado a queda de produção de melanina, entenda

12/11/2021 - 17h08

Pixabay

O processo em embranquecimento dos fios é natural e costuma ocorrer aos poucos a partir dos 35 anos e 45 anos

Natural, o embranquecimento do cabelo costuma ocorrer aos poucos, normalmente entre os 35 anos e 45 anos, tendo relação direta com a melanina, substância responsável tanto pela cor da pele quanto pelo dos fios. Matéria veiculada no portal da Natura explica que a queda na produção desse composto provoca as ‘mechas mais claras’.

Com o envelhecimento, a melanina vai diminuindo, o que resulta nos fios brancos. Mas como explicá-los, então, nos mais jovens? Segundo o médico e tricologista Luciano Barsanti, a resposta está nos melanócitos (responsáveis por produzir tipos diferentes melaninas, que resultam nas variadas cores dos fios). Se ficarem desregulados por conta de alteração no gene IRF4, os brancos aparecem precocemente.

'O processo de embranquecimento dos fios é chamado cientificamente de canície. Dependendo da herança genética, os fios brancos aparecem pela interrupção da produção de melanina por uma célula chamada de melanócito, que se encontra junto ao bulbo capilar', aponta o tricologista à Natura.

Contudo, outros aspectos também podem provocar a perda de cor capilar. É o caso do estresse, depressão, doenças crônicas e até da alimentação desequilibrada. Mas há maneiras de adiá-la. Para tanto, é preciso evitar shampoo e condicionador com corantes, fugir do sol e da fumaça da poluição, além de tentar beber muita água, mantendo alimentação equilibrada, acrescenta o médico à Natura.

 

Ler matéria completa

×