Bauru

Saúde

Suplemento energético em pó: cuidado

Desafio do 'pré-treino', que viralizou no TikTok, pode gerar doenças no coração

21/11/2021 - 05h00

Agência O Globo

Ingestão do suplemento em pó pode elevar a pressão e os batimentos cardíacos

Pesquisadores de diferentes países emitiram um alerta sobre o perigoso hábito de tomar suplementos em pó sem diluir, antes dos treinos físicos. A prática, que virou onda na plataforma TikTok, vai contra a recomendação dos próprios fabricantes. Esta forma de consumo do produto pode causar efeitos colaterais no coração, incluindo palpitações ou batidas cardíacas a mais ou a menos.

Segundo os autores de um estudo apresentado no evento, há preocupação com adolescentes depois que a prática viralizou em vídeos na Internet, com milhões de likes contabilizados. Os suplementos energéticos em pó voltados para consumo antes dos treinos contêm aminoácidos, vitaminas e ingredientes como cafeína.

O objetivo da "brincadeira" no TikTok é dar uma "dose de estímulo" antes dos exercícios para aumentar a resistência física, mas não há estudos científicos consolidados sobre os efeitos da prática. No entanto, já há conhecimento de riscos pelo consumo em excesso de estimulantes.

Tomar suplemento energético em pó pode fornecer uma quantidade de cafeína equivalente a cinco copos de café, dizem pesquisadores do Cohen Children's Medical Center, em Nova York.

A "dose de estímulo" pode causar "uma elevação da pressão sanguínea e do batimento cardíaco, levando a distúrbios no ritmo cardíaco". Além disso, inalar o pó e levá-lo aos pulmões pode causar sufocamento, infecção ou pneumonia, dizem os pesquisadores.

No Reino Unido, esses produtos são considerados como alimento, e não como remédio, mas precisam ser avaliados como seguros para consumo e vendidos apenas para maiores de 18 anos. Alguns suplementos estão sendo comercializados na internet por vendedores de reputação duvidosa e podem conter ingredientes que não estão listados no rótulo. Muitos foram proibidos por incluírem substâncias como DMAA, uma anfetamina sintética, além de um estimulante chamado sinefrina.

Maioria ensina errado

Os pesquisadores analisaram 100 vídeos postados no TikTok. Apenas oito apresentaram o uso correto do suplemento em pó. Mais de 30 exibiam pessoas ingerindo o pó seco seguido por alguns goles de água. No congresso da Academia Americana de Pediatras, nos EUA, foi alertado que "médicos devem estar cientes das dosagens excessivas e inalação".

Ler matéria completa

×