Bauru

Saúde

'Tech Neck': produtos ajudam a evitar as rugas no pescoço

por Karina Hollo

28/11/2021 - 05h00

Pixabay

Usar muito o celular causa rugas no pescoço

A gente não precisa de estudos para saber que a pandemia aumentou o uso de celulares, tablets e computadores e, consequentemente, as rugas no pescoço, chamadas de "tech neck". Como o nome indica, essas linhas em forma de colar no pescoço surgem de tanto a gente voltar a cabeça para baixo e para frente para olhar para a tela do telefone ou do computador. Cada centímetro que sua cabeça pende para frente gera peso extra - que os músculos do pescoço precisam neutralizar, para manter o rosto erguido.

Essa exposição às telas por muitas horas tem uma série de consequências. "Podemos citar a má postura, flacidez da face e pescoço, diminuição da acuidade visual, insônia, perda de foco, de memória, ansiedade e manchas na pele", alerta a dermatologista Juliana Piquet, do Rio de Janeiro.

O pescoço tem uma pele fina por cima de uma poderosa camada muscular. "Com o passar do tempo, o próprio envelhecimento intrínseco e os fatores ambientais levam à diminuição da espessura e perda de elasticidade com consequente flacidez", diz a médica. "Além disso, a gravidade se soma à tensão do platisma, músculo que se insere na clavícula e se dirige superiormente na direção dos músculos do terço inferior da face. Com isso notamos a perda do contorno facial e formação de linhas horizontais e bandas verticais", complementa ela

Segurar a cabeça em um ângulo voltado para baixo por muitas horas por dia, combinado com a anatomia delicada, é uma receita para linhas.

Não se trata só do exagero do uso dos gadgets e da falta de uma mesa adequada de trabalho. Há também a total falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A gente acorda e já checa o celular. Só desliga o computador na hora de ir para a cama. Trabalhamos mais horas e fazemos menos pausas. É raro manter os olhos no horizonte em vez de olhar para uma tela.

Cuidados

Como ter um pescoço mais saudável e com aparência melhor? Para começar, eleve a tela do seu computador para que seus olhos atinjam o terço superior. "A primeira coisa é fazer com que os dispositivos eletrônicos fiquem sempre na altura dos olhos - através de um suporte, por exemplo -, para que a cabeça se mantenha na posição normal, olhando para frente e não para baixo", aconselha a fisioterapeuta Alessandra Scavone. Quando estiver sentada, fique atenta à sua postura e sente-se com os pés apoiados no chão. Além disso, faça pausas para mover-se ao longo do dia e mudar de posição. Vale ainda fazer alongamento e exercícios. Finalmente, adote uma rotina de cuidados para o pescoço. Essa pele tem camada relativamente fina. Vale usar um sérum de vitamina C, que ajuda a manter a elasticidade, bem como um hidratante com propriedades restauradoras. Aplique sempre da base do pescoço até a linha do queixo. E nunca esqueça o protetor solar. Rugas e flacidez do pescoço podem ser tratadas com diversos procedimentos, como peelings, preenchimento de ácido hialurônico, ultrassom microfocado, bioestimuladores, fios de PDO e de sustentação.

Ler matéria completa

×