Bauru e grande região

Ser

Vamos de outono/inverno?

por Fernanda Cavenaghi

31/03/2019 - 07h00

Além de saber fazer uma maquiagem com bons produtos que não agridam a pele, também é importante limpar o rosto da forma correta.

Para manter a saúde da pele, principalmente do rosto, é importante tomar alguns cuidados, como preparar bem a região para a aplicação da maquiagem.

"É preciso limpar o rosto, de preferência com uma loção micelar, para remover impurezas e controlar a oleosidade da pele. Depois, a área deve ser hidratada. O produto usado na maquiagem deve ser adequado ao tipo de pele da pessoa, mas as melhores são as hipoalergênicas, não comedogênicas (que evitam o entupimento dos poros), com efeito matificante e com filtro solar", lista Simone Veloso, professora de dermatologia da Unirio.

É preciso atenção à data de validade da maquiagem, além de não esquecer de usar filtro solar de pelo menos 30 FPS antes de aplicar os produtos sobre o corpo.

Antes de ir para a cama, é importante limpar bem a pele.

"Dormir com a maquiagem pode obstruir os poros, ocasionando acne, cravos e oleosidade excessiva, além de alergias no rosto e ao redor dos olhos. Também contribui para o envelhecimento precoce da pele", alerta Renata Sampaio, dermatologista e médica responsável pelo Instituto da Pelle Caxias.

Por mais estranho que pareça, a limpeza não deve começar com água e sabão.

"Isto só serve para espalhar a maquiagem Esta etapa só deve ser feita no final do processo de limpeza", finaliza a dermatologista Daniela Rezende Neves.

Os produtos de maquiagem, como bases e corretivos, devem ser aplicados no rosto com os dedos, esponja ou pincéis.

Os dois itens necessitam de uma limpeza constante e não devem ser compartilhados com outras pessoas para evitar infecções.