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Rotina é importante

29/05/2022 - 05h00

Para algumas pessoas, o período de sono durante o dia pode ser um fator de recuperação, segundo o médico neurologista Alan Eckeli. "São pessoas que de repente têm uma qualidade de sono menor no período noturno, e que, depois, em algum momento do dia, habitualmente após o almoço, vão fazer períodos mais curtos recuperando essa falta de sono." Outro ponto que deve ser encarado com bastante atenção é a alimentação. Independentemente de como é a organização do horário de trabalho, é importante ter uma rotina. "Precisa ter uma rotina bem estruturada, para não ser aquela coisa de chegar em casa e dizer 'estou muito cansado, não vou comer nada hoje'", diz nutricionista Annie Bello, professora adjunta de nutrição clínica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a nutricionista, o trabalho noturno desregula o ritmo circadiano da pessoa. Ou seja, o mecanismo que regula o dia e a noite para o ser humano fica um pouco descontrolado.

"Os hormônios que são produzidos no nosso corpo são regulados pela luz solar e pelo horário das nossas refeições. Por isso é importante ter cuidado redobrado na qualidade da refeição." Além dos cuidados com alimentação e qualidade do sono, é importante que a pessoa que trabalha à noite tenha atenção com a vida social. "Grande parte das pessoas fazem o oposto daquela que trabalha à noite, então ela acaba se distanciando dos colegas. É preciso ter cuidado para não se isolar", diz Vanessa Cepellos, professora da FGV-EAESP. Ela também destaca a importância de um apoio psicológico por parte do empregador, principalmente com aqueles servidores que encaram trabalhos emocionalmente pesados, como é justamente o caso de servidores da saúde e da segurança.

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