Bauru e grande região

Articulistas

Dia Internacional do Idoso

por Rossana Teresa Curioni Mergulhão

05/10/2019 - 05h46

O dia 1 de outubro foi instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Com certeza, todos nós já vimos uma placa indicativa no ônibus, no metrô e em outros locais, reservando alguns assentos para pessoas idosas. Já reparou nisso? Isso acontece para facilitar a vida das pessoas mais velhas.

Você já parou para pensar que envelhecer é um processo natural e que em regra, todo ser humano passará por ele? Pensar na velhice é tarefa de todos, jovens, adultos e não só dos idosos, nem só de agentes políticos.

Infelizmente, também nesse aspecto há preconceito e onde há preconceito há desconhecimento. O que é ser velho? Idoso? A resposta dependerá da cultura... Será sinônimo de sabedoria e experiência ou, fragilidade e dependência? E então, no Brasil, qual será o significado? Como somos educados em relação ao envelhecimento?

Em relação a nós que ainda não somos idosos, como os vemos? Penso que deveríamos ver a velhice apenas como uma fase da vida, que aliás pode ser bem longa, em tempos modernos.

A ONU divide os idosos em três categorias: pré-idosos (55-64 anos); idosos jovens (65-79 anos, ou 60-69, para quem vive na Ásia e região do Pacífico) e os de idade avançada (75-80 anos). Vemos que a expectativa de vida vem sendo alterada e a chamada terceira idade acabou se alongando, por diversos motivos como os avanços na medicina e a melhoria na qualidade de vida.

Assim, nessa minha homenagem aos que vieram antes de mim, o meu respeito, lembrando que também chegaremos lá (Oxalá)!

Que possamos comemorar a cada dia, com cuidado e atenção, respeito, gentileza e com doçura. Afinal quase todos nós seremos idosos um dia.

Temos leis protetivas, mas nos falta é autonomia para executá-las.

Que o aprender a envelhecer e a respeitar aqueles que já envelheceram sejam parte da educação de qualquer pessoa!

Ler matéria completa