Bauru e grande região

Articulistas

Acreditando na humanidade

por Oscar D'Ambrosio

09/02/2020 - 06h00

Você acredita no futuro da humanidade? Então assista ao filme "Submersão", de Wim Wenders. O consagrado diretor alemão conta a história de amor entre uma exploradora de oceanos que acredita que exista vida nas profundezas da água, mesmo sem luz e oxigênio, e um agente secreto que se disfarça de engenheiros de águas para combater uma ameaça terrorista na África.

Os atores Alicia Vikander, com sua delicada sensualidade, e James McAvoy, com ampla intensidade, apresentam personagens marcados por ideais. Acreditam piamente nas teses que defendem e isso leva a uma dificuldade de envolvimentos afetivos. Colocam suas profissões e sonhos acima de tudo. E isso traz seus ônus.

O principal está na dificuldade de acreditar nos outros. Vencido esse desafio, a mesma energia utilizada para mergulhar nas profundezas do mar ou para resistir a humilhações e torturas é utilizada com foco na possibilidade do reencontro, que, em diversos momentos, parece improvável e incerto, já que a ciência e a segurança mundial demandam muito.

O filme reacende a esperança do ser humano em si mesmo e de se reinventar emocionalmente, dando espaço a uma paixão sem perder a competência na atividade profissional. Desse modo, seria possível ser o melhor em uma área e, mesmo assim, se apaixonar. Para o cineasta, o amor é um aglutinador de forças e não uma fraqueza, algo corajoso de defender no atual mundo empresarial altamente competitivo.

Ler matéria completa