Bauru e grande região

Articulistas

'Fazer parte de' é essencial no processo de Comunicação

por Elaine de Sousa

15/02/2020 - 06h00

Ao longo de 20 anos na rotina de Assessorias de Comunicação, notei que a divisão feita por grande parte das agências ao atender os clientes delimitando a atuação das equipes em "Assessoria de Imprensa", "Comunicação Interna" e "Marketing de Conteúdo" não traz tantos resultados eficazes quanto os possíveis quando todos pensamos juntos na Comunicação 360 graus.

Quando visito um cliente que está em busca de uma "Assessoria de Imprensa", já no primeiro encontro, após meia dúzia de perguntas para o chamado diagnóstico de potencial de comunicação (ferramenta essencial para o começo da conversa), logo noto se há algum entrave na empresa em relação aos diálogos estabelecidos.

A falta do diálogo reflete imediatamente na reputação e imagem da empresa. Por isso, embora esteja quase sempre na linha de frente do relacionamento com a Imprensa, há alguns anos observo e penso em saídas criativas para ações de comunicação interna capazes de gerar diálogos com alma e propósito - para que o cliente conquiste relacionamentos que realmente expressem sua marca, sua visão, sua missão, seus valores, enfim. Na prática, dos pequenos negócios às grandes corporações, é preciso refletir: os colaboradores estão alinhados aos propósitos de sua marca? - Conhecem e usam seus produtos? - Sabem como a empresa pensa e age perante o mundo lá fora? - Poderiam "advogar" a favor da empresa numa mídia social, por exemplo? - E você? Conhece seus colaboradores? Já ouviu suas histórias de vida? Valoriza suas experiências?

Um verdadeiro time partilha valores e visões em busca de um propósito. Isso só acontece quando as pessoas são inspiradas e se sentem parte. "Fazer parte de" é uma das regras de ouro para a felicidade do ser humano.

E a Comunicação Corporativa não pode desprezar isso. Afinal, as pessoas - e suas intrínsecas histórias - continuam sendo a principal razão de nosso trabalho.

Ler matéria completa