Bauru e grande região

 
Articulistas

Caráter não se esconde atrás das cortinas

por Rosana Poli

25/11/2020 - 05h00

A vida nos ensina a enxergar pessoas e valores de uma forma bem diferente. E a pandemia ressaltou ainda mais essas diferenças… Muitos mudaram, sim, para melhor! Outros continuaram a se preocupar apenas com seus próprios umbigos.

As eleições também nos mostraram as diferenças e as mesmices… Embora num panorama diferente de todos que já vivemos, continuamos a assistir e ouvir promessas e mais promessas dos candidatos… Nada de concreto, pura generalização… Todos vão fazer tudo!

E, no final das contas, as desigualdades e a garantia de direitos se 'arrastam' há décadas sem soluções. É sempre a mesma coisa!

Por essas e outras, vamos aprendendo, por exemplo, que o valor e o caráter de uma pessoa está muito além dos seus discursos fenomenais, da roupa que ela usa, da maquiagem que ela abusa, daquilo que ela promete, do carro que ela dirige, enfim, da simples aparência. Segundo o poeta Fernando Pessoa, 'é preciso não buscar na aparência aquilo que só uma alma nobre pode oferecer', e é isso que esperamos: nobreza de alma!

Ou seja, a 'fachada' de uma pessoa abriga muitas outras coisas além daquelas que poderíamos supor… Na maioria das vezes, esquecemos que caráter e conteúdo não vêm com rótulos. É preciso ultrapassar a barreira da aparência se quisermos conhecer a verdadeira essência. Porque a reputação é o que pensam de você, e o caráter é o que você realmente é…

A reputação é feita em um momento, o caráter é construído em uma vida inteira. Por isso, use mais o 'filtro' adquirido pelas suas experiências ao longo da vida e aprenda a se lapidar, a se descobrir a partir de seus erros e acertos… Aprenda a cobrar mais, ser quem realmente você é, escolher as pessoas certas para seguirem ao seu lado… Viaje por toda e qualquer estrada do seu jeito! Sinta arrependimentos e planeje, novamente, cada curso traçado… Enfim, faça o que tiver que fazer … Porque você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, memórias, dores, sucesso, lágrimas, sentimentos e pensamentos. 'Aliás, nós somos um verdadeiro parênteses em aberto, enquanto nossa eternidade durar' - Machado de Assis.

A autora é jornalista, mestre em comunicação midiática pela Unesp Bauru.

Ler matéria completa