Bauru e grande região

Articulistas

2020, segunda parte...

por Leonardo Góes de Almeida

08/01/2021 - 05h00

Mais um ano que aparentemente se finda. Com certeza os 365 dias mais estranhos deste século/milênio. Uma sensação de que 2019 não terminou e de que 2021 está longe de começar. Caro(a) leitor(a): o "isolamento" nos fez experimentar as mais variadas sensações, debater uma miscelânea de temas, fez-nos fortes e fracos... fracos e fortes... 2020 talvez tenha vindo para 'sermos humanos' e, como consequência dessa condição, sermos limitados.

Quem imaginou ficar usando máscara, limpar-se com álcool em gel a todo instante e ficar pelo menos a um metro e meio dos demais seres humanos?! Artistas e esportistas perdendo o calor presencial de seus públicos para focarem na frieza das lives?!

Realmente se tratou de um ano 'sui generis'. Só que está muito longe de acabar: a segunda parte, infelizmente, está prestes a começar! Aquele mundo de 'antes da pandemia' jamais voltará em sua plenitude: e talvez isso seja muito bom! Ou talvez não também! E sabe de uma coisa: está tudo bem! 'Sermos humanos' é limitante, mas também fascinante e empolgante: em momentos desta estirpe vemos inúmeros seres humanos se desdobrarem para alcançarem soluções para todos nós.

Seres humanos preocupados com seus semelhantes. Seres humanos sendo humanos. Mas lamento que a segunda parte desta epopeia talvez seja tão cruel quanto a primeira: nas próximas semanas teremos uma noção dos 'seres humanos' que não estão sendo tão humanos assim...

Daqueles que pouco se importam com seus semelhantes e mesmo bombardeados de (des)informação continuam a negar o óbvio e arriscar por mero 'EUcentrismo'.

O contraponto da esperança inicial do texto é que 2020 também mostrou o que o 'ser humano' tem de pior: nunca antes na história deste planeta aquele adágio do 'quando a farinha é pouca, meu pirão primeiro', se fez tão presente.

Espero de coração que a segunda parte de 2020, digo 2021, nos surpreenda (positivamente).

O autor é advogado e professor.

 

Ler matéria completa