Bauru e grande região

Articulistas

A propósito...

por Paulo Matias

15/01/2021 - 05h00

As pessoas vivem, ou melhor, sobrevivem. Esperam o fim de semana ansiosamente, o próximo feriado, férias, fim de ano ou uma saída que as libertem de suas rotinas. São operárias de um roteiro enfadonho que as impedem de ser e de fazer o que querem de verdade. Tudo se transformou em atividades, obrigações, objetivos e metas… Uma vida de desespero, hora correndo para se evitar a dor, hora para se buscar por prazer. Não há tempo para sonhos. Distraídas por um ritual hipnótico de regras rasas, rastejam às margens do que verdadeiramente são.

A verdade sobre nós está dentro de nossos sonhos. Eles são conhecimentos da alma e no ato se sonhar, percebemos nosso propósito.

Conhecê-lo nos tornará pessoas mais conscientes. Este é o ponto. A felicidade verdadeira é encontrar nosso lugar no universo e obedecer nosso chamado interno - nossa vocação. Isso pode ser feito através da autoinvestigação, da reconstrução de nosso inventário histórico e da percepção de nossa inteligência potencial rara. Descubra o que mais lhe proporciona um sentimento de utilidade, aquela sensação de que seu tempo não é contado pelo relógio e sim, pelo coração - o marca-passos de sua jornada humana. O autoconhecimento é a chave para a descoberta do propósito. Isso requer coragem, resiliência e momentos de solidão. Se sua meta é ser feliz o tempo todo e harmonizar com situações, pessoas e ambientes que não colaboram com sua missão de vida, aconselho a pensar muito antes de empreender essa busca. O autoconhecimento não se compra, não se vende, por isso é muito caro. Dependerá somente de vocês.

O prêmio? A transformação consciente, redescoberta da própria identidade, de sua raridade, de sua razão de estar existindo aqui e agora e sobretudo, o de ser dono(a) de si.

O que realizou em 2020? Vou mais fundo: o que você criou em 2020? Qual foi sua última invenção, sua descoberta, uma contribuição que somente você poderia trazer ao mundo? Seja a novidade deste ano que, independentemente do que virá, todas as coisas contribuirão para seu propósito, então o descubra logo! Quaisquer eventos ou emoções são irrelevantes, comparados a compreensão de quem somos e para quê. Encontre sua causa, empreenda toda sua vida nisto e deixe um legado extraordinário. A propósito... "Se você não tiver nada na vida pelo qual sofrer, então você sofrerá de viver."

O autor é teólogo, filósofo e escritor da obra Descubra sua Identidade Secreta

Ler matéria completa