Bauru e grande região

Articulistas

Bauru no caminho certo

por Walace Garroux Sampaio

15/01/2021 - 05h00

A pandemia atinge níveis preocupantes no Brasil e em Bauru não é diferente.

Os números de novos casos e internações em trajetória de alta justificam a preocupação. A prefeita Suéllen Rosim caminha na direção certa, reivindicando do Estado, responsável pelo atendimento hospitalar, o aumento do número de leitos e de vagas em UTI disponíveis hoje que, aliás, há muito tempo é insuficiente para atender a população de Bauru e região. Nossa rede hospitalar atende a 39 municípios da região.

Por que no caminho certo? Porque trata a pandemia como problema de saúde e não recorreu a atitude mais fácil e demagógica de simplesmente fechar o comércio. O comércio de Bauru está comprometido com o necessário distanciamento social e os cuidados na defesa da saúde do próprio comerciante, de seus colaboradores e clientes.

Desde seu primeiro decreto, a nova administração municipal se descolou da política do governo do Estado que, em atitude ditatorial, pretende impor sua vontade com medidas demagógicas e discurso fácil a todo o Estado. A autonomia do município, que conhece melhor do que ninguém sua realidade, norteia os passos da administração.

Mesmo que os prometidos dez leitos emergenciais no HC signifiquem a metade da redução ocorrida no final do ano passado, é um fato positivo. Apesar da ampliação em cinco UTIs Covid no HE ser apenas um remanejamento, o que vai prejudicar ainda mais o atendimento já deficiente de outras patologias, ela se justifica enquanto se busca a criação de novas UTIs no "Hospital das Clínicas". Pela primeira vez na pandemia o Hospital de Base foi lembrado e fala-se também na ampliação de leitos.

O comércio de Bauru dará sua colaboração, como sempre fez desde março do ano passado. Porém, não aceitará mais as atitudes despóticas do governo do Estado, a exemplo do absurdo fechamento do comércio determinado no final do ano, felizmente não acatado pela prefeitura ainda na administração anterior.

Parabéns, prefeita Suéllen Rosim e secretário Orlando Costa Dias. Contem não apenas com o Sincomércio, mas com todas as entidades empresariais de Bauru para conseguirmos a prometida abertura do Hospital de Clínicas ainda esse ano. O governador Dória será reconhecido nas urnas pelo que fizer a Bauru e pela promessa cumprida, ou terá o mesmo destino do ex-prefeito.

Cidade unida, HC Bauru Já.

O autor é presidente do Sincomércio de Bauru e Região.

Ler matéria completa