Bauru e grande região

Articulistas

Sobre o documentário 'Pelé', da Netflix

por Faukecefres Savi

06/03/2021 - 05h00

Aproveito como gancho o texto do Dr. José Roberto Segalla a respeito do documentário biográfico sobre a vida de Pelé, saído no JC de ontem, sexta, dia 5. A Netflix omitiu pontos importantes na vida pregressa do Rei. Uma das poucas vantagens de ser idoso é a de ter sido testemunha ocular de fatos que hoje são omitidos ou pouco lembrados, bem como de figuras que tiveram importância e ficaram injustamente esquecidas.

Cheguei a assistir vários jogos e treinos do então time do "Baquinho", juvenil do BAC desde 1946, ex-Lusitana, que teve de mudar de nome devido à Segunda Guerra, como o Palestra Itália virou Palmeiras e o Palestra Minas virou Cruzeiro. Pelé não desceu em Santos sobre a Vila Belmiro usando paraquedas. Quem o levou para lá, injustamente omitido no documentário, foi Waldemar de Brito, ex-jogador do São Paulo, trazido para Bauru pelo então prefeito Nicola Avallone Juniior, para treinar o time do BAC, tecnicamente tirando-o da era rudimentar do futebol então praticado, transformando-o numa equipe que dava gosto ver jogar.

Foi Waldemar de Brito, então técnico, com seu olho clínico, que enxergou o potencial do menino Pelé, franzino porém com domínio da técnica, com absoluta intimidade com a bola, virtude que hoje poucos jogadores possuem.

Estava evidente que ficando em Bauru o filho do Dondinho seria igual ao pai, um craque do semiamadorismo, que dependia de empregos políticos para obter um ganho decente para sustentar a família.

Pois foi Waldemar de Brito quem o levou para Santos e o fez despontar para o mundo, tanto que em 1958, com apenas 17 anos, integrou a Seleção Brasileira que conquistou nosso primeiro campeonato mundial.

Talvez esse detalhe - omitido no documentário da Netflix - só tenha importância para nós bauruenses que conviveram com a juventude do hoje rei do futebol, mas por isso mesmo me animei a redigir este texto a fim de que o detalhe não ficasse sem registro.

O autor é advogado e jornalista colaborador.

Ler matéria completa