Bauru

Articulistas

Carta Aberta às autoridades e munícipes

por Conselho Municipal de Saúde

28/05/2021 - 05h00

O Conselho Municipal de Saúde de Bauru, representante da sociedade civil organizada e organismo constituinte do SUS local, ciente da contribuição importante da Secretaria Municipal de Saúde no esforço de vacinar nossa população, conhecedor das dificuldades ocasionadas pela escassez de doses disponíveis, certo da contribuição de vários atores da sociedade local na tentativa de diminuir a ansiedade da espera por essas doses, vem por meio desta Carta Aberta esclarecer e pedir à Secretaria Municipal de Saúde e demais envolvidos que continue e aprimore o trabalho de divulgação dos dados epidemiológicos relativos à cobertura vacinal, divulgando detalhadamente as doses aplicadas e se possível um panorama dos faltosos de primeira e segunda dose.

Que divulgue os dados constantes dos sistemas nacional (PNI), estadual (Vacina já) e municipal, propiciando a transparência necessária para tranquilizar a espera do atendimento de todos, reduzindo a ansiedade pela chegada de mais doses.

Que assegure a atuação ética dos profissionais, mantendo o sigilo dos dados pessoais e de prontuário das pessoas vacinadas. Princípio garantido pelos códigos de conduta dos servidores da saúde e suas categorias profissionais.

Que mantenha o cuidado de evitar o sensacionalismo e a divulgação alarmista, em especial a exposição dos cidadãos, já tão afetados pela Pandemia do Covid-19.

Finalmente, este Conselho e seus representantes mantém abertos os canais para o diálogo construtivo, com a Secretaria, seus colaboradores e todos os atores da sociedade Bauruense. Cabe-nos repetir: "Vacina Sim"! Atenciosamente

O autor é o Conselho Municipal de Saúde - [email protected]

Ler matéria completa