Bauru

Articulistas

Como anda sua mira?

por Marcelo Andrioli

20/06/2021 - 05h00

François-Marie Arouet, mais conhecido pelo seu pseudônimo Voltaire, foi um escritor, ensaísta e filósofo iluminista nascido em Paris em 1694. Suas obras têm grande relevância até hoje e suas frases, muito fortes e assertivas, podem ser vistas desde memes de Internet a teses de doutorado. Uma delas, porém, tem a sutileza de um trem desgovernado: "Deus é contra a guerra, mas está do lado de quem atira melhor".

Desde que ouvi essa frase pela primeira vez, já me peguei pensando nela nos momentos mais diversos. Nesse atual momento em que vivemos, no final de uma pandemia que parece nunca acabar, o pensamento de Voltaire pode fazer muito sentido. Que essa pandemia pegou 99,9% de nós de calças curtas não é novidade para ninguém (sim, existem uma meia dúzia que estão com o burro na sombra e nem sabem que estamos em pandemia). Que 2019 foi um ano em que as coisas estavam começando a melhorar e que 2020 era para ser o ano de muita gente, já estamos cansados de ouvir. O tal vírus veio, bagunçou tudo e atrapalhou a vida de muita gente, sem falar nos milhares que perderam suas vidas. Tudo isso é um fato claro e que infelizmente tomou nossa realidade, não há como mudar. Acontece que, após mais de um ano, muitos de nós ainda estamos presos a março de 2020, lamentando, reclamando e muitos até choramingando o porquê disso tudo! Querer entender o porquê das coisas será sempre um anseio de nós seres humanos, mas isso não pode paralisar e impedir que caminhemos para frente.

Assim como a guerra, com certeza Deus é contra a pandemia, mas não podemos delegar apenas a Ele a solução do problema e ficar sentados esperando. Se você não foi um dos que perderam a vida, agradeça, pois mesmo que as coisas não estejam fáceis, você ainda tem uma chance. Não é fácil, dá trabalho, vai dar vontade de desistir, mas depende de cada um pensar e decidir por qual caminho recomeçar ou por onde continuar. Pensando na frase de Voltaire, já que não podemos evitar a guerra, o caminho é treinar nossa mira e contar com uma ajudinha de Deus. Acredite, tudo isso vai passar!

O autor é engenheiro e empreendedor. 

 

Ler matéria completa