Bauru

Articulistas

Crise hídrica chega à Cordilheira dos Andes

por José Pedro Naisser

11/09/2021 - 05h00

Os cientistas, climatologistas, hidrologistas nos informam que as mudanças climáticas chegaram à Cordilheira dos Andes, que afeta mais de 10 países com a enorme crise hídrica.

A escassez é piorada pela redução das geleiras dos Andes, que afetam as bacias hidrográficas, na sua maioria provocadas pelo desmatamento no topo da Cordilheira e a exploração por parte das mineradoras, as quais os governantes autorizaram as instalações, que consome a água dos rios antes de elas chegarem aos Seres Humanos e às Cidades.

Mais uma vez a Natureza e a Biodiversidade sofrem com as ações dos humanos que buscam os minerais e metais preciosos, e agora sentem a falta do líquido que lhes garante a vida.

Para piorar mais ainda mais, tem também a emergência hídrica que já afeta as produções agrícolas dos povos que vivem no entorno da Cordilheira.

Enquanto por aqui, nosso Pantanal, Amazônia e Cerrado sofrem com os incêndios criminosos, muitos deles para utilização e renovação de pastagens, ou espaço para o plantio da soja.

Nossos rios também pedem socorro.

Com tristeza pela Natureza e a Vida, que pagam pela ganância e o imediatismo dos que insistem na marcha da insensatez.

O autor é ecologista.

Ler matéria completa

×